Prefeitura de São Paulo participa de consulta da ONU sobre cooperação internacional e multilateralismo para América Latina e Caribe

Representantes de governos locais dialogaram sobre sua atuação junto às Nações Unidas

No dia 22 de maio, o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou de uma consulta das Nações Unidas (ONU) para identificar o papel da cooperação internacional e do multilateralismo até 2045. A iniciativa fez parte da comemoração do 75º aniversário da ONU.

A videoconferência contou com a presença de representantes, associações nacionais e redes de cidades sediadas na América Latina e serviu como uma oportunidade de diálogo sobre a atuação dos governos locais junto às Nações Unidas. O encontro foi dividido em três blocos, com os temas “Tendências e Desafios em 2020”, “As Expectativas Para o Mundo em 2045” e “Mudança Estrutural que Esperamos”.

Durante o debate sobre as tendências e os desafios em 2020, o Prefeito de Lima (Peru), Jorge Muñoz, e o Prefeito de Tandil (Argentina), Miguel Lunghi, apresentaram as considerações sobre o papel dos líderes locais para cumprir as agendas internacionais de desenvolvimento. Sobre as expectativas para o mundo em 2045, os prefeitos de Montevidéu (Uruguai), Christian Di Candia, de Esteban Echavarría (Argentina), Fernando Gray, e de Assunção (Paraguai), Oscar Rodríguez, abordaram os tipos de governanças que possibilitam a transição para um desenvolvimento sustentável, centrado nas pessoas.

O terceiro eixo da consulta, referente à temática “Mudança Estrutural que Esperamos”, teve a participação do Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, do Diretor-Geral de Relações Internacionais do Governo da cidade de Buenos Aires (Argentina), Francisco Mugaburu, da Diretora de Relações Internacionais da Prefeitura de Bogotá (Colômbia), Luz Amparo Medina, além do Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro. O grupo refletiu sobre as perspectivas para integração dos governos locais e regionais em um novo Sistema da ONU. “Sabemos que são os governos locais que sentem primeiro o impacto e lidam diretamente com as consequências dos grandes desafios globais. Portanto, é essencial que a renovação do sistema das Nações Unidas reconheça os governos locais como atores indispensáveis no cenário internacional”, ressaltou o Secretário.

Os depoimentos coletados vão integrar um relatório, que será apresentado às Nações Unidas. A consulta foi realizada pela rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), representante dos governos locais perante à ONU, com apoio da União de Cidades ibero-americanas (UCCI), da rede Mercocidades, da Aliança Euro-latino-americana de Cooperação entre Cidades (AL-LAS) e a da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA).