Prefeitura de São Paulo participa, por videoconferência, da reunião de diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

O encontro possibilitou a troca de experiências entre São Paulo e Alemanha no combate à Covid-19, e reforçou a abertura da capital paulista para trabalhar com parcerias internacionais

A Prefeitura de São Paulo participou da reunião de diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em 24 de abril, por videoconferência. O encontro possibilitou a troca de experiências entre São Paulo e Alemanha no combate à Covid-19, especialmente nas áreas de saúde, assistência social e economia.

Com 88 participantes, a reunião online teve falas do Embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel; do Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler; do Presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina, Philipp Schiemer; a Representante do Estado da Baviera no Brasil, Claudia Bärmer; o Presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Paulo Bastian, e o Diretor-Médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Antonio Bastos. A Prefeitura foi representada pelo Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes. Já por parte do Governo do Estado de São Paulo, participaram da reunião o Governador João Doria, a Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patrícia Ellen, e o Secretário Estadual de Relações Internacionais, Júlio Serson.

Durante a reunião, Philipp Schiemer destacou que a Câmara Brasil-Alemanha e empresas alemãs estão realizando ações para ajudar no enfrentamento à Covid-19 no Brasil, como a realização de cursos de capacitação online para funcionários do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o lançamento da plataforma Innovation for COVID-19, que facilita a conexão entre demandantes, empresas e startups capazes de solucionar problemas relacionados à Covid-19. Claudia Bärmer também destacou que a parceria dos estados de São Paulo e da Baviera já dura mais de 20 anos.

O Cônsul-Geral Axel Zeidler, por sua vez, apresentou o panorama econômico e político da Alemanha no contexto da pandemia. Apesar de existirem projeções de retração econômica para o país, esses estudos têm diferentes quantitativos – para o Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, isso demonstra que ainda é difícil se fazer apostas certeiras sobre a situação econômica pós-pandemia. Zeidler também enfatizou que as comparações entre Brasil e Alemanha, sobretudo quanto às suas respectivas estruturas políticas, econômicas e de saúde pública, devem ser evitadas. Isso porque os países têm dimensões e realidades muito diferentes.

A reunião ainda contou com uma apresentação de Paulo Bastian e Antonio Bastos sobre as características e a importância dos testes de Covid-19 que estão sendo feitos em São Paulo. O Governador João Doria e a Secretária Patrícia Ellen também expuseram as diversas medidas tomadas no estado de São Paulo para o enfrentamento ao coronavírus, como a criação do Comitê Solidário e do programa Alimento Solidário. Segundo Doria, o foco atual do Governo do Estado é conseguir doações de respiradores mecânicos; por isso, o Governador pediu ajuda às empresas do setor automobilístico presentes na reunião.

Além de apresentar as ações que a Prefeitura de São Paulo tem tomado em relação à pandemia – como a construção de três hospitais de campanha e a parceria com o Hospital da Cruz Vermelha –, o Secretário Luiz Alvaro salientou no encontro que São Paulo é uma cidade de grandes números e títulos: é o maior hub logístico da América Latina, líder em investimento direto estrangeiro e geradora de quase 11% do PIB brasileiro.

O Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo ainda indicou que a capital paulista está aberta para trabalhar com parcerias, principalmente na área econômica, de assistência social e de saúde, para o enfrentamento da crise da Covid-19 e seus desdobramentos.