São Paulo recebe mais de 1.500 protetores faciais do Governo da Turquia

A doação ocorreu por meio da articulação da equipe internacional da Prefeitura de São Paulo com o Consulado-Geral da Turquia

A Prefeitura de São Paulo recebeu uma doação de 1.572 protetores faciais (face shields) do Governo da Turquia nesta sexta-feira (05). A ação ocorreu por meio de uma articulação da equipe internacional da Prefeitura de São Paulo com o Consulado-Geral da Turquia em São Paulo, e foi viabilizada a partir dos recursos da Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TIKA). Os equipamentos serão destinados aos profissionais da rede municipal de saúde de São Paulo.

Nesta manhã, o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou da cerimônia de entrega dos protetores faciais com o Cônsul-Geral da Turquia em São Paulo, Serkan Gedik, a Consulesa, Mihreta Gedik e o Assistente Consular, Kerim Yigit Okumus. A solenidade também contou com a presença da Coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Elizabeth Affonso.

“Para o enfrentamento da pandemia, a gestão do Prefeito Bruno Covas tem aplicado estratégias que contribuam com o principal posicionamento da prefeitura: salvar vidas. Assim, a equipe internacional tem atuado também na captação de doações internacionais e recebemos um apoio significativo das comunidades estrangeiras”, explicou o Secretário Luiz Alvaro.

Relações internacionais
A cooperação com o Governo da Turquia tem fortalecido as ações da cidade de São Paulo no enfrentamento ao coronavírus. Em maio, a articulação entre os dois países possibilitou a doação de 125 cestas básicas para a capital paulista.

Para além do apoio durante a pandemia, as relações entre o Brasil e a Turquia também ocorrem no setor econômico. Entre 2008 e 2018, o comércio bilateral passou de US$ 1,15 bilhão para US$ 2,89 bilhões. No campo das relações internacionais, ambos os países defendem o fortalecimento de instituições multilaterais como a ONU, o FMI e o G-20 econômico.

 

Foto da cerimônia de entrega dos protetores faciais com o Cônsul-Geral da Turquia em São Paulo, Serkan Gedik, à direita, e o Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, ao centro, segurando um protetor facial.