São Paulo participa da Semana de Economia Circular de Londres

O evento destacou os trabalhos de cidades na transição para a economia circular e para reduzir a emissão de carbono

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou do painel de abertura da Semana de Economia Circular de Londres, na segunda-feira (01). Representantes das cidades de Barcelona (Espanha), Glasgow (Escócia), Londres (Reino Unido) e Toronto (Canadá) também participaram do debate, com o tema Cities vs Climate Change: Cities Innovating to Act on Climate Change. Organizado pelo London Waste and Recycling Board (LWARB), o evento foi transmitido pelas redes sociais.

A terceira edição da Semana de Economia Circular de Londres valorizou os trabalhos realizados para acelerar a transição de cidades para uma economia circular e reduzir a emissão de carbono, com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O painel de abertura foi apresentado pelo CEO da LWARB, Wayne Hubbard, e pelo Chefe do programa Circular London, da Prefeitura de Londres, James Close.

Durante o evento, o Secretário Luiz Alvaro apresentou o trabalho que a Prefeitura de São Paulo tem desenvolvido na transição para um modelo circular da economia. O município, ao lado de cidades como Londres (Reino Unido) e Nova York (Estados Unidos), é uma das Cidades Emblemáticas da Iniciativa de Alimentos da Fundação Ellen MacArthur, assim como signatária do Compromisso Global da Nova Economia do Plástico.

“São Paulo é um laboratório de boas práticas e inovação”, destacou o Secretário. “Nossa parceria com a Fundação Ellen MacArthur está sendo fundamental para o sucesso na implementação de um sistema circular de alimentos na cidade. Com o apoio da Fundação e da Iniciativa de Alimentos, conseguimos articular uma rede de políticas que contempla todos os atores e organizações relevantes, criando uma ação muito forte em termos de governança”.

As atividades da Semana de Economia Circular de Londres abordaram ainda temas como mudança de comportamento e inovação no setor financeiro para a economia circular. Para assistir o painel de abertura, o link está disponível aqui.