Prefeitura de São Paulo participa de comemoração online no Dia da Suécia

O evento foi transmitido pelas redes sociais do Consulado Geral da Suécia em São Paulo, com programação cultural e artística

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, representou a Prefeitura de São Paulo na live em comemoração ao Dia Nacional da Suécia, celebrado no último sábado (06). O evento online contou com a presença da Embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar-Skoog, do Cônsul da Suécia em São Paulo, Renato Pacheco e com a apresentação de um culto, em sueco, realizado pela Pastora Åsa Ström Broman, diretamente da cidade de Estocolmo, na Suécia. Esta foi a primeira vez que a data foi celebrada de forma virtual.

Com duração de sete horas, a celebração foi feita pelas redes sociais do Consulado Geral da Suécia em São Paulo, nos idiomas sueco e português. Na abertura, o Secretário Luiz Alvaro ressaltou o trabalho de responsabilidade social e de colaboração internacional realizado entre o país e a cidade de São Paulo, e pontuou as ações da gestão do Prefeito Bruno Covas no enfrentamento à pandemia do coronavírus. O Secretário comentou ainda sobre a parceria do governo sueco com a capital paulista em diversas áreas:

“O fato de estarmos reunidos hoje, ainda que virtualmente, confirma que os nossos laços afetivos serão, mais do que nunca, fundamentais para o aprofundamento de uma relação cada vez mais forte e ativa e que seguiremos caminhando juntos”, afirmou.

Seguindo a programação do evento, a sueca Vilma Lourdes Bohm Tasca foi homenageada pelo trabalho desenvolvido no Museu Sueco - Svenska Kulturhuset em Farroupilha (RS). Durante a live, a cantora sueca Kajsa Beijer, radicada em Brasília, apresentou um repertório de Soul e Rhythm and Blues com composições próprias; o grupo de dança Svenska Danser, do Rio Grande do Sul, também participou com a apresentação de uma dança tradicional e folclórica da Suécia. E para aproximar os brasileiros da cultura sueca, o restaurante Svanen Scandinavian, em conjunto com o Consulado Geral da Suécia em São Paulo, preparou uma experiência gastronômica: um cardápio especial com pratos típicos da culinária sueca, que foram entregues às casas na Grande São Paulo, com todos os cuidados necessários.

Para assistir a transmissão da abertura do evento, o link está disponível aqui.

Dia da Suécia
Celebrado em 6 de junho, a data faz referência à coroação de Gustav Vasa como rei da Suécia, em 1523. O dia também marca a promulgação de uma nova constituição, que foi adotada em 1809. Após a dissolução da união com a Noruega, 6 de junho se tornou o dia da bandeira sueca. Desde 2005, a data é considerada feriado nacional pelo Parlamento Sueco, marcado por festejos e pela tradição de erguer as bandeiras para o alto.