São Paulo participa de workshop sobre segurança alimentar com a Fundação Ellen MacAthur

Os participantes compartilharam as experiências sobre gestão de alimentos e ações de enfrentamento ao coronavírus

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou de um workshop organizado pela Fundação Ellen MacArthur na manhã desta segunda-feira (15). O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e contou com a participação de representantes das cidades de Londres (Reino Unido) e Nova York (Estados Unidos), que são Cidades Emblemáticas da Iniciativa de Alimentos da Fundação Ellen MacArthur junto com São Paulo.

O workshop Big Food é um seminário virtual que ocorre até 17 de junho. Os encontros reúnem diversas organizações para dialogarem sobre as práticas que podem transformar os sistemas alimentares. O debate desta segunda (15) abordou como a economia circular pode aproveitar o potencial dos alimentos e desenvolver, de modo próspero, a sociedade e o meio ambiente.

Durante o encontro, os participantes apresentaram um panorama da Iniciativa de Alimentos em Londres, Nova York e São Paulo, e as experiências de cada cidade em resposta à crise da Covid-19. A Presidente do Conselho de Alimentação da Prefeitura de Londres, Claire Pritchard, pontuou que a pandemia trouxe à tona as necessidades alimentares da população e que é preciso pensar em estratégias para garantir a segurança alimentar desde a produção dos alimentos.

A parceria entre os governos e as empresas também esteve em pauta no evento. O Secretário Luiz Alvaro apresentou as iniciativas São Paulo Cidade Solidária e Ligue os Pontos como exemplos de um sistema circular na gestão de alimentos. O SP Cidade Solidária é uma ação de voluntariado que une a Prefeitura de São Paulo com as empresas e as organizações sociais para arrecadar alimentos, itens de higiene e de limpeza. Os produtos são doados às famílias que vivem em vulnerabilidade social no município. Já o projeto Ligue os Pontos articula diversas políticas públicas relacionadas à agriculta familiar, gestão de resíduos sólidos, geração de trabalho e de renda. Por meio desta iniciativa, a Prefeitura de São Paulo compra alimentos orgânicos de produtores rurais para as merendas escolares, oferecendo refeições mais saudáveis aos alunos das escolas municipais da capital.

“Nossa prioridade em São Paulo é assegurar que toda a população tenha acesso a alimentos de qualidade. Para isso, criamos uma logística para aumentar o número de doações para as populações em situação vulnerável e desenvolvemos uma estratégia para combater o desperdício de alimentos por meio do Banco de Alimentos”, explicou o Secretário.

As experiências de Londres, de Nova York e de São Paulo destacaram a economia circular como uma alternativa sustentável para a produção de alimentos. O potencial deste sistema está na integração de diversos setores da sociedade para desenvolver uma rede alimentar mais resiliente e distribuída. Para assistir ao workshop na íntegra, o link está disponível aqui.