Prefeitura de São Paulo assina declaração internacional para tornar a economia circular

O documento, publicado no jornal The Financial Times, reúne assinaturas de governos locais e líderes de empresas multinacionais

A Prefeitura de São Paulo assinou a Declaração conjunta da Fundação Ellen MacArthur defendendo uma transição para a economia circular. O documento foi publicado no jornal inglês The Financial Times Weekend no último sábado (13) e a ação foi coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura. Também assinaram a declaração os governos de Londres (Reino Unido), da França e da Holanda, CEOs de empresas multinacionais e presidentes de organizações internacionais.

A economia circular apresenta um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, que está orientado ao aproveitamento dos materiais e à integração dos setores da sociedade. O objetivo é criar oportunidades que beneficiam a sociedade e o meio ambiente a partir da eliminação dos resíduos e da poluição, do prolongamento da vida útil dos produtos e da regeneração dos ecossistemas naturais.

Com o lema ‘It’s time to step up, not step back’, a declaração faz um chamado para que governos e empresas avancem em direção à economia circular no pós-pandemia. As propostas do documento são: eliminar o uso do plástico, redesenhar o sistema alimentar para conectar a produção e o consumo local, tornar a indústria da moda mais sustentável e apoiar os negócios e empreendimentos na transição para práticas circulares.

A cidade de São Paulo é signatária do Compromisso para a Nova Economia do Plástico, assim como Cidade Emblemática da Iniciativa de Alimentos, ambos da Fundação Ellen MacArthur. Para acessar o documento, o link está disponível aqui.