São Paulo é signatária do Pacto Global das Nações Unidas

Adesão à iniciativa internacional foi publicada em 8 de junho

A Prefeitura de São Paulo tornou-se signatária do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). A adesão foi oficializada em 8 de junho e demonstra o compromisso da Prefeitura com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Pacto Global reúne empresas e governos com o objetivo de alinhar as estratégias para estimular práticas que contribuam com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável. Para acessar a página da Prefeitura de São Paulo na plataforma, clique neste link.

“A cidade de São Paulo tem um potencial imenso para se desenvolver com sustentabilidade, buscando a igualdade social e de gênero para os nossos cidadãos. Nossos esforços visam dialogar com as ações internacionais para superar os desafios da sociedade”, destacou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Com a adesão ao Pacto Global, a cidade de São Paulo se propõe a implementar os dez princípios da iniciativa nas áreas dos Direitos Humanos, do Trabalho, do Meio Ambiente e de Anticorrupção. Além disso, a Prefeitura também se dispõe a articular ações entre o poder público, a iniciativa privada, a sociedade civil e outras organizações sociais para promover a Agenda 2030 no contexto municipal e metropolitano.

“O setor público representa cerca de 10% da Rede Brasil do Pacto Global, composta, ainda, por empresas. Acreditamos que os ODS só poderão ser alcançados com a união dos poderes público e privado. Os ODS estabelecem metas para o mundo, até 2030, compilando os nossos principais desafios, como a erradicação da pobreza extrema e da fome, o acesso à saúde e à educação, a contenção das mudanças do clima, entre outros. Queremos alcançar uma sociedade na qual ninguém seja deixado para trás”, disse o Diretor-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.

O Pacto Global completa 20 anos em 2020 e é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em 160 países. Com sede em Nova York, a iniciativa oferece diretrizes para a promoção da cidadania e do crescimento sustentável por meio de lideranças inovadoras. No Brasil, está presente desde 2003 com mais de 900 membros.