Prefeitura de São Paulo participa de reunião sobre cooperação cultural com Bogotá

Participantes dialogaram sobre as formas de colaboração para reativar o setor no pós-pandemia

Na terça-feira (14), a Prefeitura de São Paulo participou de uma reunião com a Secretaria de Cultura de Bogotá (Colômbia) para debater colaborações culturais entre as duas cidades. Participaram da reunião o Secretário Municipal de Cultura, Hugo Possolo, o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e o Secretário de Cultura de Bogotá, Nicolás Montero. A videoconferência também foi acompanhada pela Coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais da equipe de Relações Internacionais, Elizabeth Carmelita Moura Affonso, a Assessora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Luz Molano, a Assessora da Secretaria Municipal de Cultura, Juliana Mesquita, a Diretora de Relações Internacionais de Bogotá, Luz Amparo Medina, e pela Assessora para Internacionalização da Secretaria de Cultura de Bogotá, Monica Barrios.

Com o objetivo de dialogar sobre as formas de cooperação nas áreas de cultura e artes entre as duas cidades, a reunião abordou os programas de incentivo à leitura, o intercâmbio de experiência entre os criadores e artistas das duas cidades e a colaboração para reativar o setor cultural no pós-pandemia. Para o Secretário da Cultura de Bogotá, Nicólas Montero, “os setores artístico e cultural são fundamentais para ajudar as pessoas a enfrentarem a pandemia, mas serão os mais afetados no futuro”.

Durante a reunião, o Secretário Hugo Possolo comentou sobre a importância da valorização da cultura neste momento. “Temos que fazer com que as pessoas reconheçam o interesse pela arte e cultura. Nosso desafio é a construção de uma nova narrativa para a cultura no pós-pandemia”, disse o Secretário. Em seguida, os participantes debateram sobre as iniciativas de cada cidade para fomentar as atividades culturais no período de isolamento social.

De acordo com o Secretário Luiz Alvaro, o fato de as manifestações artísticas serem realizadas de forma virtual pode favorecer a cooperação internacional entre São Paulo e Bogotá. “Existe a possibilidade de integrarmos os conteúdos audiovisuais produzidos pela Colômbia nas plataformas da Prefeitura de São Paulo. Esse encontro mostra o potencial para trabalharmos juntos, fortalecendo a cultura dos dois países. Temos que atuar como América Latina”, finalizou.

 

Print da tela da SPCine com a divulgação do festival Entre Todos.

Durante o encontro, a plataforma Spcine Play foi citada como um exemplo de cooperação internacional na área da cultura, por disponibilizar títulos estrangeiros gratuitamente. (Foto: Reprodução/ Spcine)