Prefeitura de São Paulo participa do Encontro Anual do grupo de liderança do Conselho de Prefeitos para Migração

Evento abordou as respostas e a recuperação inclusivas nas cidades na pandemia do coronavírus

Na quinta-feira (16), o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Claudia Carletto, representaram a Prefeitura de São Paulo no Encontro Anual do grupo de liderança do Conselho de Prefeitos para Migração (Mayors Migration Council - MMC). Por conta dos impactos sanitários, sociais e econômicos causados pela pandemia da Covid-19, a pauta da reunião foi sobre as respostas inclusivas adotadas nas cidades.

O encontro contou com a participação dos membros do conselho de liderança do MMC, composto pelos prefeitos das cidades de Amman (Jordânia), Bristol (Reino Unido), Freetown (Serra Leoa), Kampala (Uganda), Los Angeles (Estados Unidos), Milão (Itália), Montréal (Canadá), e Atenas (Grécia). Os objetivos da reunião eram os de promover a solidariedade global na recuperação inclusiva da Covid-19 por meio do lançamento de uma campanha pública, fortalecer as conexões e o aprendizado entre os prefeitos do Conselho de Liderança e celebrar as realizações do MMC desde seu lançamento.

Durante o encontro, os prefeitos puderam dialogar com as agências multilaterais para identificar parcerias e oportunidades de investimento que apoiam as ações a fim de que a recuperação da Covid-19 seja saudável, igualitária e sustentável. Os participantes também conversaram sobre os desafios enfrentados na elaboração de respostas inclusivas da Covid-19 para migrantes e refugiados. "A troca de experiências fortalece a gestão de políticas públicas; conhecer as dificuldades e os acertos de outros países e cidades do mundo, especialmente em um momento como este, de excepcionalidade, nos ajuda a pensar fora da caixa e buscar melhores soluções. São Paulo tem se colocado globalmente como uma liderança no enfrentamento ao COVID-19. Sem dúvida nenhuma, esses encontros fortalecem laços e iniciativas assertivas que por fim beneficiam quem mais precisa: as pessoas", pontuou a Secretária Claudia Carletto.

Lançado em dezembro de 2018, o Conselho de Prefeitos para a Migração ajuda as cidades a influenciar o discurso e as prioridades internacionais na criação de melhores condições para migrantes, refugiados e comunidades que os recebem. Orientados pelo Conselho de Liderança, o MMC desenvolveu uma estrutura abrangente e ambiciosa que guia a visão de longo prazo e de mudança sistêmica. Entre os conteúdos programáticos para 2020-2024 estão a priorização dos trabalhos realizados em níveis nacional e local, encontrando áreas de convergência com os Estados e criando espaços para consultas estruturadas para colaboração com as autoridades locais, e o apoio técnico para que cidades se conectem com financiamentos e recursos no momento em que elas estão sendo solicitadas a "fazer mais com menos".