São Paulo ilumina equipamentos públicos em homenagem às vítimas da explosão em Beirute

Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, Ponte Octávio Frias de Oliveira e Biblioteca Mário de Andrade ficarão iluminados durante os três dias de luto decretados pelo governo libanês

Em homenagem às famílias e vítimas da explosão que ocorreu no porto de Beirute (Líbano) na última terça-feira (04), quatro equipamentos públicos da cidade de São Paulo ficarão iluminados com as cores da bandeira do Líbano, durante os três dias de luto oficial anunciados pelo governo libanês. A determinação foi anunciada pelo Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta (06).

“A cidade de São Paulo abriga uma das maiores comunidades libanesas do mundo. Eu não sou descendente de libanês, mas meu filho Tomás sim, por conta do seu avô materno. Então, não posso aqui deixar de prestar também a minha solidariedade, em nome da minha família e em respeito e solidariedade à comunidade libanesa”, afirmou o Prefeito Bruno Covas.

O Brasil possui aproximadamente 10 milhões de imigrantes libaneses e seus descendentes. Quase 5 milhões vivem na cidade de São Paulo, de acordo com o Consulado-Geral do Líbano. Durante o período, serão iluminados o Edifício Matarazzo - sede da Prefeitura de São Paulo -, o Viaduto do Chá, a Ponte Octávio Frias de Oliveira e a Biblioteca Mário de Andrade.

Explosão em Beirute
Na última terça (4), ocorreu uma explosão com imensas dimensões na região portuária de Beirute. De acordo com o governo libanês e a Cruz Vermelha, a suspeita é de que a explosão tenha partido de um armazém que guardava 2.750 toneladas de nitrito de amônio. As notícias publicadas informam que há mais de 100 mortos, milhares de feridos e ainda não se sabe exatamente o número de pessoas desaparecidas.

Relações entre São Paulo e Líbano
A comunidade libanesa no Brasil é bastante ativa, mantendo instituições de grande relevância, como o Hospital Sírio-Libanês, o Clube Monte Líbano, a Câmara de Comércio Brasil-Líbano, todos localizados em São Paulo, entre outros. A cidade também possui em seu calendário grandes datas festivas celebradas pela comunidade internacional, como o Dia da Comunidade Árabe (25 de março) e a Independência do Líbano (22 de novembro).

Em 14 de março de 2009 ocorreu a assinatura do Protocolo de Intensões estabelecido entre São Paulo e Beirute para intercâmbio e cooperação nas áreas de economia, negócios, ciência, planejamento urbano, habitação, transporte, educação, saúde, serviços, cultura, proteção ao meio ambiente, esporte e turismo.
 

Foto do prédio da Prefeitura de São Paulo iluminado com as cores da bandeira do Líbano.

Foto da Biblioteca Mario de Andrade iluminada com as cores da bandeira do Líbano.

Foto da ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) iluminada com as cores da bandeira do Líbano.