São Paulo participa de projeto para mitigação do calor urbano em parceria com a C40

Iniciativa está sendo desenvolvida pelas Secretariais Municipais de Infraestrutura e Obras e a de Saúde

A Prefeitura de São Paulo está participando de um projeto para mitigação do calor urbano em parceria com a rede de cidades C40. A ferramenta “Cidades Resilientes ao Calor: Medindo os Benefícios da Adaptação Urbana ao Calor” foi desenvolvida com orientação das cidades que participam da C40 e de especialistas em impactos urbanos sobre calor e saúde. A iniciativa foi aplicada na capital paulista e em Medellín (Colômbia) para testar uma metodologia com o objetivo de quantificar os benefícios para a saúde humana, a economia e o meio ambiente por meio de ações de adaptação ao calor urbano.

Em São Paulo, o projeto está sendo realizado por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras e de Saúde e atua com a área “Água Urbana”. Esta ação planeja revitalizar o Riacho do Ipiranga para reduzir os efeitos das ilhas de calor e as inundações, melhorar a qualidade da água e proteger a saúde das pessoas que vivem nas áreas próximas ao curso d’água. O projeto está em fase inicial e deve abranger uma área de 8.000m² do riacho. A revitalização das margens do Ipiranga está prevista para 2022.

A partir da ferramenta “Cidades Resilientes ao Calor”, a cidade de São Paulo realizou a primeira avaliação dos benefícios em potencial deste projeto, entre os quais está a redução em 0.49° C da temperatura urbana. Além disso, esta ação pode reduzir o número de mortes relacionadas ao calor e gerar um impacto econômico de, pelo menos, 27 milhões de dólares em 30 anos (2020 – 2050).

“Em São Paulo, desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos. A Prefeitura tem trabalhado para que, cada vez mais, nossos projetos e ações beneficiem as próximas gerações”, comentou o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas. “Este projeto reforça o compromisso da Prefeitura com a construção de um futuro sustentável. A revitalização das margens do Riacho Ipiranga tem por objetivo a preservação do meio ambiente, aumentar a permeabilidade e melhorar a qualidade de vida de quem mora na cidade de São Paulo”, pontuou o Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras, Vitor Aly.

Clique aqui para acessar o relatório em português com o estudo de casa sobre o projeto de revitalização do Riacho do Ipiranga em São Paulo.

Capa do relatório do projeto de mitigação do calor.