São Paulo participa da reunião do Conselho de Mercocidades sobre as perspectivas para o pós-pandemia

A reunião online contou com a presença de representantes de 41 cidades latino-americanas

A Prefeitura de São Paulo participou da reunião do Conselho de Mercocidades na terça-feira (04). Com o tema "Visão e perspectiva dos governos locais, situação social e econômica atual e pós-pandemia", a reunião online contou com a participação do Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Massi, e dos representantes das 41 cidades latino-americanas que compõem o Conselho, entre elas Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), La Paz (Bolívia) e Medelín (Colômbia).

Durante a reunião, os participantes debateram sobre o processo de retomada das atividades no pós-pandemia e aprovaram a Declaração Política do Conselho. O documento traz o contexto da Covid-19 na América do Sul e aborda a importância das ações dos governos locais para reduzir as consequências causadas pela crise sanitária e social. A declaração destaca três pontos para difundir e se posicionar enquanto rede perante o Mercosul: a autonomia local, o financiamento dos governos locais, e a vocação inclusiva do nível local no Mercosul.

Com relação ao segundo tópico da Declaração, sobre o atendimento à necessidade de financiamento dos governos locais, o Coordenador Rodrigo pontuou a importância da articulação regional para fortalecer as ações dos atores locais. “Temos enfrentado alguns desafios no que tange às políticas adotadas pela esfera federal que vão na contramão do que temos adotado no município. Ao incentivar a cooperação regional e nossos canais de cooperação podemos fortalecer, juntos, a atuação dos governos locais da região”, afirmou Luiz Alvaro.

Além disso, a reunião também tratou sobre as ações da Mercocidades na rede de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), as atualizações do Programa de Cooperação Sul-Sul no contexto da pandemia de Covid-19 e os 25 anos da rede, que serão celebrados em 11 de novembro de 2020.

Com objetivo de estimular a participação das cidades nos processos de integração regional do Mercosul, Mercocidades é uma rede de cidades que promove o intercâmbio de experiências e a cooperação internacional. A rede é formada por 353 cidades-membro, proveniente dos países de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolivia, Equador, Colômbia e Peru. O Conselho de Mercocidades é o mais alto órgão de governo composto por até oito cidades de cada país da região, além dos governos locais que compõem o Conselho de Administração e do governo local que preside a Rede.

* Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.