São Paulo participa de reunião de negócios com parceiros estratégicos da iniciativa privada

O encontro foi articulado pela Fundação Ellen MacArthur e abordou a recuperação circular da economia no pós-Covid-19

Na quarta-feira (16), a Prefeitura de São Paulo participou de uma reunião online com a Fundação Ellen MacArthur para dialogar sobre a recuperação da economia no pós-pandemia. O encontro reuniu representantes da Prefeitura de São Paulo, das iniciativas Circular London, London Waste & Recycling Board, do Departamento de Sustentabilidade de Nova York, do Grupo de Indústria e Inovação da Corporação para o Desenvolvimento Econômico de Nova York e de empresas como a Renault, DS Smith, Philips, Unilever, Intesa Sanpaolo, SC Johnson, IKEA e Danone.

Durante a reunião, os participantes compartilharam as experiências e informações sobre a recuperação circular da economia após a pandemia da Covid-19. Referente à cidade de São Paulo, foram apresentadas as ações para enfrentar o coronavírus no processo de retomada das atividades econômicas. Em setembro, os números de casos da Covid-19 começaram a diminuir no município, o que tem permitido a flexibilização das regras de isolamento social. Nesse sentido, a economia circular é um modelo estratégico para a reabertura dos comércios e serviços, pois fortalece os sistemas de produção – a partir do incentivo ao uso de produtos locais, por exemplo – e contribui para a resiliência na cidade.

O encontro proporcionou o intercâmbio de sugestões para lidar com a crise múltipla causada pelo coronavírus às cidades. Além disso, a reunião estimulou o diálogo entre o setor público e o privado para superar as consequências da pandemia nos municípios. A experiência indicou possibilidades para formar parcerias para concretizar as mudanças necessárias para os centros urbanos no pós-pandemia.

 

Foto de uma horta do Projeto Ligue os Pontos em São Mateus, com um grupo de visitantes ao fundo. A iniciativa é um exemplo de economia circular na capital.

Horta municipal em São Mateus; a iniciativa é um exemplo de economia circular na cidade de São Paulo. (Foto: Divulgação/ PMSP)

* Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.