São Paulo participa de reunião de planejamento estratégico da rede Mercocidades

Encontro teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas de planejamento dos governos locais durante a pandemia

A Prefeitura de São Paulo participou da Reunião da Unidade Temática de Planejamento Estratégico e Regiões Metropolitanas organizada pela rede de cidades Mercocidades nesta sexta-feira (18). Com transmissão pelas redes sociais, o encontro contou com a presença de líderes das cidades-membro da rede e foi coordenado pela cidade de Buenos Aires (Argentina).

A reunião teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas de planejamento de governos locais em um contexto pandêmico. A atividade foi dividida em duas partes, abordando o intercâmbio de experiências locais sobre o impacto no planejamento estratégico para a Covid-19 e as ações das gestões locais para o pós-pandemia.

Durante o encontro, o representante da cidade de São Paulo apresentou as iniciativas do município nas áreas de planejamento urbano durante a crise do coronavírus, com destaque nas ações de planejamento territorial e qualificação do espaço público. Nesse sentido, foi comentado sobre o incentivo à mobilidade ativa, por meio do uso de bicicletas, e as atuações comunitárias, citando o exemplo adotado nos bairros periféricos do município.
A reunião proporcionou a troca de práticas inovadoras para serem implementadas em um cenário futuro. Além disso, o diálogo com outras cidades apresentou respostas possíveis para superar as consequências da crise do coronavírus na cidade.

Rede Mercocidades

Mercocidades é uma rede de cidades cuja finalidade é promover a participação das cidades nos processos de integração regional e criar um espaço institucional para que os governos locais da América do Sul desenvolvam intercâmbios de experiências e cooperação internacional. Atualmente conta com 353 cidades-membro, proveniente dos países de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolivia, Equador, Colômbia e Peru.

 

Banner de divulgação da atividade.

*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.