São Paulo recebe exposição em homenagem ao centenário da visita real belga ao Brasil

As marcas da relação entre Brasil e Bélgica são visíveis até hoje

Em homenagem ao centenário da visita real belga ao Brasil, o Consulado-Geral da Bélgica em São Paulo e a empresa ViaQuatro organizaram uma exposição na Estação de Metrô Higienópolis-Mackenzie que contou com a presença do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e do Coordenador da equipe internacional da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Massi, e da Coordenadora de Missões e Projetos Internacionais, Nayara Raphaela Souza Costa, na última sexta (18). A mostra gratuita ficará em exibição até 10 de outubro.

A visita da família real belga ocorreu entre 19 de setembro e 16 de outubro de 1920, com importante passagem pela capital paulista. A realeza belga chegou à cidade em um navio também chamado São Paulo. Ponto de inflexão na relação entre os dois países, a visita real belga chamou a atenção da população na época, já que foi marcada por festas, recepções calorosas e uma agenda cheia de encontros, afinal, era a primeira vez que um Chefe de Estado estrangeiro visitava a América do Sul. As marcas da relação de longa data entre o Brasil e a Bélgica reforçadas na ocasião da visita real são visíveis até hoje.

A inauguração da exposição também contou com a presença do Cônsul-Geral da Bélgica em São Paulo, Matthieu Branders, do Cônsul-Geral Adjunto, Thomas Maes, do representante do Patrimônio Belga no Brasil e escritor, Marc Storms, além das representantes da ViaQuatro, Maria Bezerra e Diana Silva.

Relações entre a Bélgica e São Paulo

A cidade de São Paulo conta com diversos monumentos belgas, como o Viaduto Santa Ifigênia, inaugurado em 1913, que possui peças da companhia Belga "Société Anonyme des Aciéries d'Angleur", três esculturas em aço da artista Nathalie Joiris que estão expostas no Centro Cultural São Paulo, entre outros.

Além disso, a primeira Bienal de Arte de São Paulo, realizada em 1951, recebeu 1854 obras de 729 artistas. Entre eles, a mostra contou com o trabalho do importante artista belga René Magritte, que foi exposto pela primeira vez no Brasil durante o evento.

 

 *Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.