Secretaria de Relações Internacionais participa de homenagem aos 150 anos de Mahatma Gandhi.

Cerimônia floral ocorreu em escultura do indiano Mahatma Gandhi, que é símbolo mundial da Cultura de Paz.

 Em homenagem aos 150 anos de aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi, nesta sexta (02), às 10 horas, ocorreu uma cerimônia floral na Praça Júlio Fontoura. A cerimônia contou com a presença do Secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, da Coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Elizabeth Carmelita Moura Affonso, do Cônsul-Geral da Índia em São Paulo, Sr. Amit Kumar Mishra, da Diretora do Centro Cultural Indiano Swami Vivekananda, Sra. Puja Kaushik e também de outros representantes da comunidade indiana na cidade de São Paulo, que realizaram a homenagem respeitando os devidos cuidados de distanciamento e higienização para evitar a contaminação por coronavírus.

Mahatma Gandhi se tornou um símbolo mundial da Cultura da Paz. Advogado e anticolonialista, ficou conhecido por liderar a campanha para a independência da Índia do Reino Unido de forma pacífica. Assim, acabou inspirando movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo.

A estátua, localizada na capital paulista, foi doada pelo Governo Indiano em 2002 e seu projeto contou com a colaboração da Prefeitura de São Paulo e da equipe internacional. O espaço foi criado para acolher ações comprometidas com os ideais da Cultura de Paz, buscando promover a ética solidária e a cidadania responsável.

Relações bilaterais entre São Paulo e Índia

A cidade de São Paulo e Índia apresentam um longo histórico de relações. As mais recentes ações foram a doação do Consulado-Geral ao município de São Paulo de itens hspitalares, a mensagem de vídeo enviada pelo Secretário Luiz Alvaro no Dia da Independência da Índia, no último dia 15 de agosto, e o evento ocorrido em 2019 para comemorar o Dia Internacional do Yoga, que contou com a participação do Secretário Adjunto de Esportes.

Em 2019, a capital paulista exportou para a Índia US$ 56,1 milhões. Entre os principais produtos encontra-se o ouro, açúcar e óleo de soja. Já o município de São Paulo, importou US$ 302,4 milhões do país asiático, no qual as principais mercadorias são óleo de petróleo, alumínio e medicamentos.O Secretaria Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes está agachado ao lado do Consul, em frente à estátua de Gandhi, oferecendo flores.  Estátua de Gandhi com banner ao seu lado em homenagem aos seus 150 anos.

 *Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.