São Paulo arrecada 30 toneladas de doações para as vítimas da explosão em Beirute.

Campanha humanitária recebeu doações de alimentos, roupas e medicamentos durante os meses de agosto e setembro na Sede da Cruz Vermelha.

A campanha humanitária São Paulo por Beirute arrecadou, entre os meses de agosto e setembro, mais de 30 toneladas de doações para as vítimas das explosões no Porto de Beirute, no Líbano. A ação foi organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da equipe de Relações Internacionais, em coordenação com as principais lideranças associativas e religiosas da comunidade libanesa presentes na Cidade de São Paulo, pelo Consulado-Geral do Líbano em São Paulo, e contou com o apoio da Cruz Vermelha. Também participaram desta iniciativa a Associação de Juristas de Origem Libanesa (Instituto Kanoun), a Associação Médica Líbano-Brasileira (AMLB), a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), a Câmara de Comércio Brasil-Líbano, o Clube Atlético Monte Líbano, a Eparquia Maronita do Brasil, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), a Fundação Cristã da Diáspora Libanesa (FCDL), o Governo Federal do Brasil, o Hospital do Coração (HCOR), o Hospital Sírio-Libanês, a Mesquita Brasil, a Embaixada do Líbano no Brasil, a Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM) e a União Nacional Islâmica.

As doações foram encaminhadas para Beirute por via área e marítima nas primeiras semanas de setembro. Na quinta (03), cerca de 60 toneladas de medicamentos, insumos hospitalares e alimentos foram despachadas para Beirute na sede da Cruz Vermelha de São Paulo. O evento foi acompanhado por representantes religiosos, políticos e empresariais libaneses. O ex-Presidente do Brasil, Michel Temer, que lidera o Movimento Brasileiro de Ajuda Humanitária ao Líbano, também acompanhou a cerimônia.

Para o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, a ação é uma forma de contribuir com a comunidade libanesa durante um momento tão trágico: “As doações são uma manifestação de solidariedade da cidade de São Paulo a todos os libaneses, reforçando os laços amizade e respeito que unem nossas cidades”, afirmou o Prefeito. “Cerca de 5 milhões de libaneses vivem na cidade de São Paulo, somos a maior cidade libanesa no Brasil e temos o compromisso de ajudar o Líbano a enfrentar esse momento”, declarou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

A campanha

Lançada em 8 de agosto, a campanha humanitária arrecadou cestas básicas, medicamentos e itens de primeira necessidade em 27 pontos de coletas espalhados pela cidade de São Paulo. A consolidação das doações ocorreu Sede da Cruz Vermelha de São Paulo, utilizando parte da estrutura criada em razão do “Projeto São Paulo Cidade Solidária”. No total, foram recebidas 30 toneladas de doações entre alimentos, água, máscaras faciais e roupas.

A mobilização fortaleceu os vínculos da cidade de São Paulo com Beirute e com o Líbano, a partir de uma articulação com as lideranças religiosas, empresariais e políticas do município. A comunidade libanesa faz parte do passado e do presente de São Paulo, por isso a importância desta ação para acolher o povo libanês em um contexto de vulnerabilidade.

Relações bilaterais

A comunidade libanesa na capital paulista é composta por aproximadamente 5 milhões de pessoas, entre imigrantes e descendentes; em todo o país, são cerca de 10 milhões de libaneses, segundo os dados do Itamaraty. Para além da forte presença no Brasil, a comunidade libanesa contribui para o desenvolvimento e prosperidade da cidade de São Paulo. As relações comerciais entre o município e o Líbano movimentaram 1,9 milhão de dólares no último ano. Referente à diplomacia, São Paulo e Beirute compartilham de um Protocolo de Intenções que incentiva o intercâmbio e a cooperação entre as cidades nas áreas de negócios, ciência, planejamento urbano, transportes, educação, saúde, cultura, turismo, entre outros.

Ao centro da foto está o ex-presidente, Michel Temer, acompanhado pelo Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes, e demais autoridades que participaram da cerimônia de entrega da doação.

*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.