São Paulo adere à rede de cidades World Cities Culture Forum.

Uma cerimônia online foi realizada para oficializar a adesão da cidade, e tratou da importância e expectativas de São Paulo como membro da rede.

Após mais de um ano de negociações e com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI), São Paulo passou a fazer parte oficialmente da rede internacional de cidades para cultura World Cities Culture Forum (WCCF). Para celebrar esse ato, uma cerimônia online organizada pela OEI foi realizada na terça-feira (01), e contou com a participação da Prefeitura e da Diretoria da WCCF.

Durante a cerimônia, os representantes da OEI e da WCCF reforçaram a importância da adesão de São Paulo na rede por conta das ações realizadas no contexto cultural local, que são referências para outras cidades do país e do exterior. A expectativa da WCCF é de que uma nova abordagem sobre a cultura urbana seja incluída nas discussões da rede por meio da perspectiva paulistana, contribuindo com novas formas da promoção do setor e com ideias e soluções para a retomada das atividades no pós-pandemia.

Além de capital paulista, a rede de cidades é composta por Amsterdã (Holanda), Austin (EUA), Bogotá (Colômbia), Brasília (Brasil), Bruxelas (Bélgica), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Chengdu (China), Dublin (Irlanda), Edimburgo (Escócia), Estocolmo (Suécia), Helsinki (Finlândia), Hong Kong (China), Istambul (Turquia), Lagos (Nigéria), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Los Angeles (EUA), Melbourne (Austrália), Milão (Itália), Montreal (Canadá), Moscou (Rússia), Nanjing (China), Nova York (EUA), Oslo (Noruega), Paris (França), Roma (Itália), São Francisco (EUA), Seul (Coréia do Sul), Shenzen (China), Singapura (Singapura), Sidney (Austrália), Taipei (Taiwan), Tóquio (Japão), Toronto (Canadá), Varsóvia (Polônia), Viena (Áustria), Xangai (China), Zurique (Suíça).

A atuação das cidades-membro no Fórum fortalece o intercâmbio de iniciativas culturais internacionais por meio da colaboração em eventos – como simpósios temáticos, cúpulas regionais e workshops. Essas atividades também contribuem para a realização da Cúpula Mundial WCCF, um encontro anual para debater o papel da cultura como um princípio organizador da cidade sustentável no futuro. Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Cúpula Mundial foi adiada e será realizada entre os dias 10 e 12 de março de 2021, em Milão.

Sobre a World Cities Culture Forum

Criada em 2012, a rede é formada por governos locais e líderes de 40 cidades que dialogam sobre temas relacionados à cultura. As ações da WCCF são organizadas e realizadas pela BOP Consulting, uma empresa de consultoria especializada em economia cultural e criativa, que fornece à rede os serviços de pesquisa e de análise de políticas. Atualmente, a rede de cidades é presidida pela Vice-Prefeita de Cultura e Indústrias Criativas na Prefeitura de Londres, Justine Simons.

Reunião online com a presença do Secretário de Relações Internacionais Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes e outras autoridades.

*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.