São Paulo participa de capacitação internacional sobre formulação de projetos de cooperação Sul- Sul

Formação é realizada pela rede Mercocidades e reúne 26 participantes de cinco países da América Latina

A Prefeitura de São Paulo participa da 14ª Capacitação Regional de Mercocidades, desenvolvida pelo Programa de Cooperação Sul-Sul Mercocidades da rede de cidades. A formações começou na última terça-feira (01) e conta com a participação de 26 representantes de governos locais, organizações sociais e instituições acadêmicas da América do Sul.

Com o objetivo de apoiar a criação e a implementação de projetos de cooperação internacional, foram selecionadas propostas de projetos com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), tendo como eixos transversais os ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 6 (Agua Potável e Saneamento) e ODS 10 (Redução das Desigualdades). Os autores vão participar de workshops e atividades online para compartilhar experiências técnicas sobre planejamento, implementação e avaliação de projetos.

Além do Brasil, a formação conta com representantes da Argentina, Bolívia, Colômbia e Equador. Ao final da capacitação, três projetos serão selecionados para realizarem uma visita técnica para conhecer uma experiência semelhante ao projeto formulado em uma cidade-membro da rede ou em uma atividade desenvolvida pela Mercocidades em 2021.

A Prefeitura de São Paulo está representada pela Assessora de Relações Internacionais, Bruna Starling, ponto focal da rede Mercocidades na capital paulista e responsável pelas pautas internacionais de interface com as temáticas de Direitos Humanos e com a Agenda 2030. O encerramento está previsto para 15 de outubro.

Sobre o projeto

O projeto submetido pela cidade de São Paulo é intitulado “Redução das desigualdades com foco na transversalização das perspectivas de território, gênero e raça nas políticas públicas”, desenvolvido em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Governo Municipal (SGM). O objetivo é integrar a perspectiva de território, de gênero e de raça na formulação de indicadores desagregados para monitorar e avaliar as políticas públicas municipais nos espaços institucionais existentes. A iniciativa também prevê o intercâmbio de experiência entre as cidades participantes do projeto para criar e fortalecer as políticas públicas que promovam a redução das desigualdades. A proposta pretende desenvolver um documento de memória da cooperação a fim de beneficiar a outras cidades brasileiras e da rede Mercocidades.

 

Banner de divulgação da capacitação do curso.

 

Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.