São Paulo participa de painel internacional sobre a Covid-19 e a construção de cidades e territórios de paz

No evento, os participantes trocaram experiências sobre as consequências da pandemia do novo coronavírus na sociedade

 Na manhã de terça (06), a Prefeitura de São Paulo participou do evento “Rumo ao Fórum Mundial sobre Cidades e Territórios de Paz”, que foi realizado de forma virtual e sediado pela Cidade do México (México). A capital paulista foi representada pela Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, que palestrou no painel sobre “Covid-19 e construção da paz”.


A atividade também contou com a presença dos governos locais espanhóis de Granollers, Nariño e Sória, além de representantes de instituições de saúde e assistência social de Cuba, Itália, México e do Brasil. Com transmissão nas redes sociais, o evento foi dividido em três blocos para abordar a cooperação entre cidades no âmbito da Covid-19, o diálogo Local-Nacional para o combate ao coronavírus e os diferentes atores que desempenharam um papel importante para enfrentar a pandemia.


Durante o evento, os participantes dialogaram sobre os desafios particulares que surgiram por causa da pandemia do novo coronavírus, como os novos tipos de violências, os conflitos decorrentes desta crise, as situações agravadas e as propostas para construir resiliência nas cidades. De São Paulo, a Secretária Berenice Giannella comentou sobre a reponsabilidade que as cidades brasileiras assumiram no início do combate à Covid-19 no país. A representante apresentou as ações da Prefeitura de São Paulo para garantir o atendimento de saúde para toda a população e para assistir às pessoas em situação de vulnerabilidade social.


A videoconferência possibilitou a troca de experiências sobre as múltiplas consequências da pandemia da Covid-19 nas cidades. Os debates entre os participantes do evento assinalaram que as crises de saúde, social, econômica e política causadas por esta pandemia destacam a necessidade de valorizar a comunidade, as políticas de cuidado, a economia circular, a sustentabilidade e o equilíbrio com a natureza.

Sobre o Fórum


A terceira edição do Fórum Mundial sobre Cidades e Territórios de Paz, organizado pela Cidade do México, está prevista para ocorrer em abril de 2021 e dará continuidade aos diálogos das edições anteriores, que foram realizadas em Madri (Espanha). Com o objetivo de preparar o debate sobre os estudos para a paz nas cidades e territórios, esta atividade segue até 7 de outubro e faz parte de uma série de eventos virtuais que vão anteceder o Fórum Mundial sobre Cidades e Territórios para a Paz.

A paz no contexto urbano da pandemia da Covid-19


Os Estudos Para a Paz são uma disciplina de pesquisa que investigam a paz como um tema complexo, buscando compreender as causas das violências e modos para reduzi-las ou removê-las da sociedade. Por serem transdisciplinar, os Estudos para Paz possuem interlocuções com diversas áreas do conhecimento, como a comunicação e as relações internacionais. Com relação às cidades, a disciplina propõe uma leitura sobre paz que envolve as temáticas socioeconômicas nos centros urbanos.


De acordo com a organização do Fórum Mundial sobre Cidades e Territórios de Paz, a terceira edição dedica-se ao debate sobre a paz positiva, termo que se refere à paz como uma ferramenta para alcançar uma comunidade humana integrada e harmônica. Desta forma, temas como a presença de justiça social, o desenvolvimento sustentável e democrático da cidadania e o respeito aos direitos humanos são considerados fundArte de divulgação do evento!amentais para alcançar uma sociedade pacífica.


Com objetivo de contribuem para a criação de cidades e territórios de paz, os pilares do Fórum são os Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, que são trabalhados a partir de uma abordagem do Direito à cidade.

*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.