São Paulo é destaque em fórum de cooperação entre cidades do BRICS

Durante o evento, os participantes dialogaram sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável e a redução de desigualdades

A Prefeitura de São Paulo participou do BRICS Friendship Cities and Local Cooperation Forum em 20 de outubro, evento que está na sexta edição e foi sediado pela cidade russa de Kazan, com o objetivo de fortalecer os laços inter-regionais e compartilhar as melhores práticas para enfrentar os desafios causados pela urbanização. A cidade de São Paulo foi representada pelo Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que participou da plenária internacional ao lado de autoridades da Rússia, Índia, China, África do Sul, representantes dos municípios brasileiros Rio de Janeiro e Birigui, e representantes da Associação Brasileira de Municípios - ABM, Confederação Nacional dos Municípios - CNM e da rede Cidades e Governos Locais Unidos - CGLU.

O evento ocorreu de forma virtual e teve como tema central os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas. A videoconferência também teve a presença de parceiros regionais dos países do BRICS para incentivar a cooperação a fim de formular respostas conjuntas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e eliminação dos desequilíbrios existentes.

Durante a plenária, o Secretário Luiz Alvaro comentou sobre a adesão da cidade de São Paulo à Declaração de Revisão Local Voluntária, proposta pela cidade de Nova York, que foi entregue em julho de 2020. Em sua fala, o representante de São Paulo pontuou as ações da Prefeitura de São Paulo para a integrar os ODS às políticas municipais da capital paulista.

Ao final da plenária, foi apresentada uma declaração lida pelo prefeito de Kazan, Ilsur Metshin, em nome de todos os representantes das cidades BRICS, que endossa o trabalho das cidades nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O documento destaca a importância dos municípios para a implementação dos ODS, e de expandir as cooperações intermunicipais entre os membros do BRICS para alcançar as metas da Agenda. Outros pontos apresentados na declaração dizem respeito à recuperação das crises causadas pela pandemia do coronavírus e sobre a criação de um ambiente urbano resiliente, equitativo e inclusivo para a sociedade.

 

Cartaz do fórum de cooperação entre cidades do BRICS

 

Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.