São Paulo participa de videoconferência das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Durante o evento, os participantes debateram sobre as melhores práticas para alcançar os Objetivos Globais e os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus

A Prefeitura de São Paulo participou do evento virtual “Achieving The Global Goals Through Local And Regional Governments Actions”, em 24 de setembro. A videoconferência foi organizada pelo Escritório de Relações Internacionais da Prefeitura de Nova York (EUA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e com a cidade de Helsinki (Finlândia), e teve a participação dos governos locais de Nova York (EUA), Liverpool (Reino Unido), Accra (Gana), Fukuoka (Japão) e Montevidéu (Uruguai); do Brasil, participaram os representantes da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado do Pará.


Com o objetivo de debater sobre as melhores práticas para enfrentar os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus e qual a importância da entrega das Revisões Locais Voluntárias sobre a Agenda 2030 nesse processo, o evento online foi dividido em três partes. Na primeira, os Embaixadores Juniores da ONU fizeram uma explanação sobre o potencial transformador da educação, destacando a importância do acesso universal e de qualidade ao ensino.

Em seguida, foram apresentados os panoramas trazidos pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e pelas Revisões Locais Voluntárias em cada cidade. O representante de Liverpool pontuou as ações para inclusão das populações vulneráveis, comentando sobre o direito à moradia e as estratégias para conectar os bairros ao centro na cidade. Os participantes do Governo do Pará e de Fukuoka ressaltaram que as Revisões Locais Voluntárias são ferramentas que auxiliam a gestão pública a identificar as soluções possíveis para os problemas locais com orientações ao desenvolvimento sustentável. Já o representante de Montevidéu disse que, na Revisão Local Voluntária da cidade, uma das demandas percebidas é a segregação sócio espacial, o que motivou o planejamento de ações de intervenção urbana. De São Paulo, o representante da área de Relações Internacionais da Prefeitura apresentou os esforços da capital paulista para localizar os ODS no território, mapeando o processo de institucionalização da Agenda 2030 para a promoção das políticas de desenvolvimento sustentável em diversas áreas. A exposição final foi com o representante de Accra, que trouxe a análise sobre os principais desafios da cidade e como as estratégias para superá-los a partir dos ODS.

Na terceira parte da videoconferência, representantes de empresas internacionais e da sociedade civil dialogaram sobre a cooperação com a inciativa privada para a construção de cidades mais justas e sustentáveis. Os participantes convidados foram da Microsoft, do Banco Mundial e do Fórum Mundial Econômico de Genebra (Suíça), que falaram sobre como a colaboração pode favorecer o desenvolvimento de melhores soluções para os problemas locais, as parcerias como potência para ampliar as vozes das pessoas que vivem nas cidades e a confiança entre o setor público e privado para a elaboração de ações e projetos em conjunto.

Ao final do evento, a porta-voz da ONU-Habitat discursou sobre a atuação coletiva nas cidades como uma estratégia para acolher e promover a qualidade de vida para a população. A videoconferência foi realizada no contexto do 75º aniversário da ONU e o 5º ano dos Objetivos Globais. O evento proporcionou a troca de experiências práticas sobre as ações para cumprir a Agenda 2030 nos municípios e a gestão dos desafios da pandemia da Covid-19, além de explorar a importância do trabalho coletivo para garantir que ninguém seja deixado para trás.

 

Cartaz da videoconferência das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 *Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.