São Paulo participa de webinar sobre a candidatura como Capital Mundial do Livro em 2022

Evento online ocorreu no contexto da participação da delegação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt 2020

A Prefeitura de São Paulo participou de um webinar do projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro Brazilian Publishers na última terça (13). O evento foi transmitido pelas redes sociais e ocorreu no contexto da participação da delegação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt 2020. Participaram do seminário online o representante da equipe da área internacional da Prefeitura e da Diretora-Executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, que comentaram sobre a candidatura de São Paulo à Capital Mundial do Livro em 2022.


Durante o webinar, os participantes debateram porquê a capital paulista merece o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e qual a importância desse reconhecimento para a literatura brasileira. Com o objetivo de promover a divulgação do livro e da literatura por meio de uma programação intensa e integrada, a candidatura do município à Capital Mundial do Livro busca contribuir para a formação de leitores e a circulação de autores, livros e ideias.


A Feira do Livro de Frankfurt 2020 é o maior evento literário do mundo e, em 2020, foi realizada entre 14 e 18 de outubro, de forma virtual. Durante a semana, o Brazilian Publishers acompanhou a participação da delegação brasileira com uma programação de encontros online ao vivo para debater temas relacionados ao mercado editorial no exterior.

CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO


Submetida em agosto de 2020, a candidatura de São Paulo à Capital Mundial do Livro tem como lema “DiverCity: many stories, one city!”, orientada pela diversidade – de pessoas, de culturas, de gêneros, a diversidade étnico-racial, sexual, social, política e de pensamento. O título é uma oportunidade para visibilizar as políticas públicas da cidade para incentivar a leitura, a literatura e as bibliotecas.


As ações previstas para o programa São Paulo Capital Mundial do Livro 2022 tem o objetivo de ampliar o mercado editorial paulista por meio de projetos de promoção e parcerias com instituições para valorizar a profissão cultural e literária da cidade. A candidatura de São Paulo é apoiada pelas cidades de Buenos Aires (Argentina) e Tbilisi (Geórgia), pela Comissão Nacional do Brasil para Unesco, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pela União Brasileira dos Escritores (UBE) e pela Rede Mundial de Governos e Líderes do Setor Cultural World Cities Culture Forum (WCCF).

Cartaz de São Paulo sobre a candidatura como Capital Mundial do Livro em 2022

*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.