São Paulo recebe visita de comitiva da Bolívia

Durante a viagem, os participantes conheceram o potencial turístico da capital

Entre 12 e 15 de outubro, a cidade de São Paulo recebeu a visita de uma comitiva de jornalistas, influenciadores digitais e agentes de viagens da Bolívia para conhecer o potencial turístico da capital. A viagem ocorreu a convite da companhia aérea Amaszonas e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) com a Secretaria do Estado de Turismo e a Convention Visitors Bureau.


Durante a estadia em São Paulo, o grupo conheceu os principais pontos turísticos da cidade. Na manhã de terça-feira (13), o grupo foi recebido no terraço do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, que possui um jardim suspenso com mais de 50 anos. A comitiva, formada por 15 pessoas, foi dividida em duas turmas para seguir protocolos de segurança sanitária, como o distanciamento mínimo, e todos usavam máscaras. A visita técnica pelo terraço foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Turismo, Miguel Calderaro Giacomini, a Coordenadora de Turismo, Michele Vicente, o Coordenador da equipe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodrigo Massi, e as assessoras da área internacional Vanessa Lehmkuhl Siebert e Ana Carolina Moraes. O representante de Relações Internacionais apresentou informações sobre relações culturais, sociais e econômicas entre a cidade de São Paulo e o país latino-americano.


De acordo com o Ministério do Turismo, a Bolívia está entre os 20 países que mais enviam turistas ao Brasil. Em 2019, 132 mil bolivianos visitaram o Brasil e 45% dos turistas – cerca de 59,8 mil pessoas – estiveram no Estado de São Paulo. Para o período de retomada pós-pandemia da Covid-19, as relações entre a Bolívia e a capital paulista são estratégias para fomentar o turismo entre as regiões próximas na América do Sul.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL


A Bolívia possui uma das maiores comunidades imigrantes de São Paulo. Dados da Polícia Federal, reunidos pela Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, indicam que cerca de 100 mil bolivianos residem na capital paulista em 2020.


As principais áreas de cooperação internacional entre o Brasil e a Bolívia estão relacionadas à energia e à articulação em foros regionais e globais. As relações econômicas com o Brasil têm impulsionado o desenvolvimento boliviano, por conta da presença econômica brasileira no país, investimentos e remessas de imigrantes.
No comércio exterior, o município de São Paulo e a Bolívia movimentaram US$ 32 milhões em 2019, segundo os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.


Além da economia, São Paulo também fortalece as ações culturais na cidade. Nos últimos dois anos, a Prefeitura apoiou a realização Festa Alasita, que é o maior evento cultural da comunidade boliviana no município. Neste ano, a Prefeitura de São Paulo apoia também a realização das Eleições Presidenciais da Bolívia no município; por meio da articulação entre as Relações Internacionais, Secretaria Municipal de Educação e o Consulado-Geral da Bolívia em São Paulo, duas escolas públicas municipais serão cedidas para que os bolivianos residentes na capital paulista possam participar nas eleições do país, que serão realizadas no próximo 18 de outubro.

EXPANSÃO


A companhia aérea Amaszonas é uma empresa boliviana que está ampliando as rotas internacionais até a Argentina, o Brasil, o Paraguai e outros países da região. Para São Paulo, os voos são operados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, partindo do aeroporto de Santa Cruz, na Bolívia. O início dos voos ocorreu em 21 de setembro deste ano.

Recepção da comitiva de bolivianos pela equipe de Relações Internacionais da Prefeitura, no terraço do Edifício Martinelli

 

*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.