São Paulo participa de evento online sobre cultura na pandemia da Covid-19

Organizado pela rede World Cities Culture Forum, o evento reuniu grandes cidades que falaram sobre o impacto da pandemia na cultura e o papel do setor no pós-pandemia

A Prefeitura de São Paulo participou do evento online realizado pela World Cities Culture Forum (WCCF), em 29 de outubro. Representada pelo Secretário Municipal de Cultura, Hugo Possolo, a capital paulista fez parte do painel “Cultura, Recuperação e Renovação: Cultura na Comunidade”, ao lado de representantes do setor cultural das cidades de Nova York (EUA), Barcelona (Espanha) e Lisboa (Portugal), que compartilharam os principais desafios enfrentados pelas cidades durante a pandemia e as novas experiências de transmitir cultura por meio da tecnologia aos públicos.

Durante o evento, o representante de Barcelona falou sobre a importância de repensar a ideia de cultura e ancorá-la aos bairros. A representante de Lisboa comentou sobre a cultura como cuidado, exemplificando as iniciativas que combinam ações culturais e memória afetiva das pessoas. O representante de Nova York, por sua vez, destacou a necessidade de ter uma abordagem holística para cultura no pós-pandemia. Por fim, foram apresentadas as ações da cidade de São Paulo para viabilizar as atividades do setor durante a quarentena por meio de editais e programas de incentivo à cultura.

Além dos debates com os representantes políticos responsáveis pelas pastas de cultura das cidades, o evento também contou com apresentações de artistas, especialistas e gestores de projetos e políticas implementadas nas cidades dentro do setor cultural. A cidade de São Paulo participou com a presença da servidora da Secretaria Municipal de Cultura, Paula Rocha, que, ao lado de Jaume Muñoz Jogre, de Barcelona, discutiram os novos modelos de financiamento da cultura nas cidades, um dos objetivos do Pro-Mac.

Mais do que conhecer como outras cidades do mundo estão enfrentando os desafios no contexto da pandemia da Covid-19, o evento possibilitou o intercâmbio de estratégias para realizar ações culturais de forma remota ou digital.
O encerramento do evento contou com um painel online e ao vivo entre os Prefeitos de Londres, Sadiq Khan, de Estocolmo, Anna König Jerlmyr, e de Varsóvia, Rafa? Trzaskowski, que foi transmitido pelas redes sociais. Os prefeitos discutiram sobre a importância da cultura na vida dos seus cidadãos, na economia local e as influências políticas que têm marginalizado o setor.

A cidade de São Paulo passou a integrar a World Cities Culture Forum em julho de 2020. Criada em 2012 em Londres (Reino Unido), a rede é composta por mais de 40 cidades de todos os continentes que possuem uma plataforma robusta para a discussão de temas relacionados à cultura.

Foto do Theatro Municipal de São Paulo, um dos equipamentos culturais mais importantes da capital paulista e do Brasil.

 

Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.