São Paulo é presenteada com pintura mural em homenagem à reunificação da Alemanha

A intenção do Consulado-Geral da República Federal da Alemanha é relembrar a queda do Muro de Berlim e celebrar a unidade alemã, transmitindo uma mensagem para a atualidade

O município de São Paulo foi presenteado pelo Consulado-Geral da República Federal da Alemanha com um grafite que foi realizado em um edifício na rua das Palmeiras, ao lado da Praça Marechal Deodoro no bairro de Santa Cecília. O registro fotográfico, que celebrou a conclusão do mural ocorreu nesta segunda (09) e contou com a participação do Secretário Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes. A ação foi realizada por meio de uma articulação do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo e a equipe de relações internacionais da Prefeitura e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O Consulado-Geral selecionou a artista Mag Magrela, por meio de um concurso entre cinco grafiteiros. Mag Magrela é desenhista, grafiteira, pintora, escultora e cantora, é conhecida por seus trabalhos com figuras femininas. Além dela, a inauguração contou com a presença do Secretário de Relações Internacionais Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, do Secretário Municipal da Cultura, Hugo Possolo, do Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, Thomas Schmitt, do Cônsul Cultural do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo, Julius Calaminus, da Coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Elizabeth Affonso, do Assessor de Assuntos Internacionais Bilaterais, Bruce Scheidl Campos e da Assessora de Imprensa e Comunicação do Consulado-Geral da Alemanha, Luísa Monteiro.

Além de lembrar a queda do Muro de Berlim (1989) e Reunificação da Alemanha (1990), a ideia é que a obra também transmita uma mensagem para a atualidade. A queda do Muro de Berlim, no dia 9 de novembro de 1989, foi um marco que inaugurou uma nova era no mundo. O mural retrata, faz referência e incentiva o diálogo pacífico, o engajamento conjunto em prol da liberdade, democracia e dos direitos humanos, recordando a todos que não deve haver barreiras entre sociedades e países.

A pintura foi incorporada ao programa Museu de Arte de Rua (MAR), da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo. A iniciativa com as representações internacionais na cidade tem o objetivo de levar história, arte e cultura internacional à diversos pontos da cidade. Além da Alemanha, já foram realizados grafites em parceria com os Consulados-Gerais da Colômbia e de Israel.

Pintura doada pelo Consulado-Geral da República Federal da Alemanha.

Secretário Luiz Alvaro e demais participantes na inauguração do Mural.

*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.