São Paulo participa da comemoração da Data Nacional da Coreia

Celebrada oficialmente em 3 de outubro, o evento contou com um almoço comemorativo e apresentações artísticas e culturais do país

A Prefeitura de São Paulo participou da comemoração da Data Nacional da Coreia na última sexta (02). O evento foi realizado em um hotel próximo à Avenida Paulista e contou com a participação do representante da área internacional da Prefeitura, de autoridades políticas do município e do Estado de São Paulo, do Cônsul-Geral da Coreia em São Paulo, Hak You Kim, e do Embaixador-Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP), Raymundo Santos Rocha Magno.

A celebração teve apresentações de Taekwondo e de danças tradicionais da Coreia, jogos de perguntas e respostas com a participação de Youtubers e a exibição de um vídeo da Orquestra Tradicional Metropolitana de Seul. O evento todo, que teve duração de cerca de 1h35, foi transmitido ao vivo pela internet. Em seguida, os representantes participaram de um almoço comemorativo.

A Data Nacional da Coreia é um dos feriados de grande importância no país. Celebrado em 3 de outubro, o dia marca a Fundação de Gojoseon, nome dado a antigo reino coreano que é considerado o primeiro estado da nação coreana, no ano 2333 a.C. Esta comemoração sucede o Chuseok, um festival de colheita e um feriado de três dias – de 30 de setembro a 02 de outubro – no país. Como uma celebração da boa colheita, os coreanos visitam as cidades natais de seus ancestrais e dividem um banquete de comida tradicional coreana, como o songpyeon. Outra data importante para a comunidade coreana é o Dia do Hangul, em 9 de outubro, que celebra o aniversário do Hangul, o alfabeto coreano, desenvolvido pelo importante Rei Sejong no Reinado de 1418-1450.


Cooperação internacional
A cidade de São Paulo possui uma grande e importante comunidade coreana. Cerca de 50 mil coreanos fazem parte da comunidade coreana na capital paulista. No bairro do Bom Retiro é possível encontrar lojas, bares, restaurantes e cafés típicos da Coreia.

A cooperação internacional com o país ocorre nas áreas da tecnologia e ciências. Nas relações comerciais, o município de São Paulo e a Coreia movimentaram mais de US$ 139 milhões em 2019, de acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Durante a pandemia, a Coreia realizou uma doação de 3.500 vestimentas de proteção médica à capital paulista, para fortalecer as ações de enfrentamento ao coronavírus.

 

Foto de uma apresentação artística tradicional da Coreia durante o evento de celebração da Data Nacional da Coreia.

 

Foto do Secretário Luiz Alvaro junto com autoridades coreanas no evento de comemoração da Data Nacional da Coreia.

 

Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.