São Paulo participa de evento de lançamento de uma campanha internacional sobre acessibilidade e direitos humanos

A campanha busca sensibilizar o público sobre a acessibilidade universal como um fator fundamental para o cumprimento dos direitos humanos nas cidades

A Prefeitura de São Paulo participou do lançamento da campanha “Acessibilidade Universal: Pilar e ponte para os Direitos Humanos e para o Desenvolvimento Sustentável”, que ocorreu paralelamente a 13ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, na última segunda (30). Por meio da articulação da equipe internacional da Prefeitura, a capital paulista foi representada pelo Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Cid Torquato. O evento online foi organizado pelo Enviado Especial do Secretariado Geral das Nações Unidas sobre Pessoas com Deficiência e Acessibilidade, com apoio da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

Com o objetivo de compartilhar as iniciativas que fortalecem os direitos humanos nas cidades e fomentam um desenvolvimento mais justo, a videoconferência sobre a campanha buscou sensibilizar a população sobre a acessibilidade universal como um fator importante para o cumprimento dos direitos humanos.

Durante o encontro, o representante da cidade de São Paulo apresentou as ações desenvolvidas no município para alcançar a acessibilidade universal e a localização dos direitos humanos. A sessão contou também com a participação da Secretária-Geral das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Emilia Saiz, do Presidente da organização World Enable, Victor Pineda, e do Diretor do programa World Blind Union, Hannes Juhlin Lagrelius.

A acessibilidade está presente na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, no 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que diz respeito à inclusão, segurança, resiliência e sustentabilidade nas cidades e assentamentos humanos. Além disso, a acessibilidade tem sido considerada um elemento fundamental para aprofundar a democracia. 

Banner de divulgação da campanha Acessibilidade Universal