São Paulo participa de evento em comemoração aos cinco anos do Acordo de Paris

Durante a atividade, os participantes dialogaram sobre as estratégias para uma recuperação econômica sustentável.

 O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, participou do evento “Zero Carbon Forum”, realizado em comemoração aos cinco anos da assinatura do Acordo de Paris na sexta (11). Com o objetivo de reunir as cidades e os atores internacionais comprometidos com o combate às mudanças climáticas, o evento foi promovido pela Prefeitura de Paris (França).

A participação da cidade de São Paulo foi articulada pela equipe internacional da Prefeitura e o Prefeito Bruno Covas integrou, por meio de um vídeo, a abertura da segunda sessão do evento, intitulada “Urban Solution Speeder”. Além da capital paulista, a sessão reuniu o Prefeito da Grande Manchester (Reino Unido), Andy Burnham, o Prefeito de Milão (Itália), Giuseppe Sala e o Prefeito de Quelimane (Moçambique), Manuel de Araujo, a Chefe de Políticas Urbanas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Soo-Jim Kim, e foi mediada pela Vice-Prefeita de Paris encarregada pelo Sena, pelo plano Prospective Paris 2030, e resiliência, Célia Blauel.

Durante a atividade, os participantes dialogaram sobre as soluções empreendidas pelas cidades para enfrentar as diferentes crises (econômica, social e de saúde pública) causadas pela pandemia da Covid-19 e apresentaram como as ações conjuntas entre governos locais possibilitam a recuperação de maneira mais positiva e sustentável. “É preciso aproveitar este momento para que a economia verde alavanque a recuperação econômica. É com este horizonte que estamos trabalhando em São Paulo, gerando emprego e renda, mas, acima de tudo, reforçando o compromisso de nossa cidade com a agenda climática global”, destacou o Prefeito de São Paulo.

O evento buscou estabelecer um marco nas ações das cidades em apoio ao clima e fortaleceu o papel dos governos locais com relação às metas instituídas pelo Acordo de Paris.

Mudanças climáticas em pauta

Criado em 2015, durante a 21ª Conferência das Partes (COP21) da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), o Acordo de Paris é um tratado que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática.

São Paulo foi a primeira cidade brasileira a instituir uma lei municipal de mudanças climáticas. Aprovada em 2009, a Política Municipal de Mudança do Clima de São Paulo (Lei 14.933/09), conhecida como a Lei do Clima, estabeleceu como diretriz a promoção do uso de energias renováveis e a substituição gradual dos combustíveis fósseis por outros com menor potencial de emissão de gases de efeito estufa.
Neste ano, a Prefeitura de São Paulo elaborou o Plano de Ação Climática do município, apresentando as ações para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cidade até 2050. O documento teve a compatibilidade com o Acordo de Paris atestada pela C40 e será publicado no Diário Oficial do município.