Com transmissão online, cerimônia marca o encerramento do segundo semestre do MONUEM-ERESP

Iniciativa promove simulação das Nações Unidas para os estudantes de escolas públicas da capital

 Em 11 de dezembro, ocorreu a cerimônia de encerramento das atividades do 2º semestre do projeto Modelo das Nações Unidades para Ensino Médio do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (MONUEM-ERESP) com os estudantes das escolas públicas da cidade de São Paulo. O evento foi realizado de forma virtual e contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Diretor-Executivo do Instituto Global Attitude, Rodrigo Giorgi Reis, da Subchefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP), Embaixadora Irene Vida Gala, e da representante da Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Vivancos Mendonça da Silva. A videoconferência também foi acompanhada pelo Sócio e integrante da Comissão de Responsabilidade Social do escritório Pinheiro Neto Advogados, José Carlos Meirelles, o Chefe do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado Geral do Japão, Cônsul Yasuhisa Ikeda, e o Chefe de Gabinete da Vereadora Janaína Lima, Francisco de Assis Miné Ribeiro Paiva.

Com o objetivo de proporcionar simulações do modelo das Nações Unidas para os alunos da rede pública (estadual emunicipal) de ensino de São Paulo, o MONUEM-ERESP é um projeto que oferece ao estudante a oportunidade de atuar como um diplomata em um ambiente de negociação de temas essenciais, representando um país. A iniciativa busca aproximar os estudantes da política externa do país, desenvolver a capacidade de argumentação e uma percepção mais resiliente e responsável sobre os assuntos locais e globais. “O MONUEM-ERESP é uma plataforma para a formação de jovens mais engajados com o futuro, que desenvolve habilidades como a mediação de conflito e a empatia, além de mostrar que a diversidade e o respeito são valores fundamentais para a nossa comunidade”, destacou o Secretário Luiz Alvaro.

Por conta da pandemia da Covid-19, as atividades do MONUEM-ERESP no segundo semestre de 2020 foram realizadas de forma remota. O plano pedagógico foi adaptado para ser oferecido à distância durante os seis meses letivos, com 16 encontros online que abordaram assuntos como os conceitos básicos das relações internacionais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), além da preparação para culminância do projeto.

Para 2021, a previsão é de que todas as nove escolas públicas municipais de ensino médio participem do MONUEM-ERESP. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da equipe de Relações Internacionais e da Secretaria Municipal de Educação, o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP) e o Instituto Global Attitude, com patrocínio do escritório de advocacia Pinheiro Neto Advogados e do Consulado-Geral do Japão no Brasil.