São Paulo participa de webinar sobre a atuação internacional das cidades brasileiras

Evento buscou debater as políticas públicas municipais na área das Relações Internacionais

 A Prefeitura de São Paulo participou do webinar “Ação Internacional dos governos locais brasileiros: um fenômeno irreversível?”, realizado pela Aliança Euro-Latino-Americana de Cooperação entre Cidades (AL-LAS) e o Paradiplomacia.org, na quinta-feira (10). O evento online teve como objetivo refletir e dialogar sobre a ação internacional das cidades brasileiras e contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, da Coordenadora de Assuntos Multilaterais e Redes de Cidades, Marina Morais de Andrade, de representantes das cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), de membros das redes Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), ICLEI América do Sul, Al-LAs, representantes da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação Brasileira de Municípios, além de pesquisadores das universidades públicas brasileiras.

Durante o webinar, os participantes abordaram a perspectiva histórica e o cenário internacional dessas relações nos municípios brasileiros. “As cidades estão na linha de frente dos principais desafios, desta forma, as ações internacionais dos governos locais são fundamentais para que as agendas globais possam se tornar cada dia mais uma realidade no território das cidades”, comentou o Secretário Luiz Alvaro.

O evento foi realizado no contexto de refundação da AL-LAs, com o intuito de fortalecer as políticas públicas municipais de relações internacionais no Brasil. Para a Coordenadora Marina Andrade, o seminário online foi uma oportunidade para alinhar as ações internacionais das cidades, de maneira coordenada e coletiva: “o AL-LAS é uma plataforma que se debruça sobre a produção de conhecimento para fortalecer as relações internacionais dos governos locais. É muito significativo que a rede tenha se debruçado sobre o assunto e proposto este webinar neste momento pós-eleições para pensarmos em conjunto com importantes atores em nível nacional sobre o futuro das cidades brasileiras”.

Os resultados deste diálogo serão incluídos em um artigo na edição da Revista TIP dedicada à teoria e prática da paradiplomacia no Brasil, prevista para 2021.

Diplomacia urbana

Desde 2013, a rede AL-LAS trabalha para potencializar a internacionalização de cidades em benefício de seus territórios e cidadãos. Em 2020 São Paulo passou a participar de atividades da rede, que busca promover experiências e inovação com cidades ativas internacionalmente e se coloca como principal eixo de reflexão, pesquisa, análise e produção de conhecimento e incidência sobre a internacionalização local.