Secretaria Marta Suplicy participa de painel internacional sobre o direito das mulheres ao acesso à informação

Evento ocorreu de forma remota paralelamente à 65ª Sessão da Comissão sobre o status das mulheres das Nações Unidas

A Secretária Marta Suplicy representou a cidade de São Paulo no painel internacional “Advancing Women’s Access to Information: Inform Women, Transform Lives Campaign” na promovida pelo The Carter Center, na tarde desta quarta (17). Realizado de forma virtual, atividade ocorreu paralelamente à 65ª Sessão da Comissão sobre o status das mulheres das Nações Unidas. O evento também contou com a participação da City Clerk de Chicago (EUA), Anna Valencia, da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Amita Gill, do Diretor-Adjunto do Open Government Paternship, Rudi Borrmann, com mediação da Diretora do Programa de Estado de Direito do The Carter Center, Laura Neuman.

O painel teve como objetivo dialogar sobre os desafios que as mulheres enfrentam em suas comunidades e o poder de transformação que o acesso à informação pode proporcionar às mulheres, suas famílias e a comunidade em geral. Durante o evento, os participantes debateram sobre o papel que as cidades desempenham na vida das mulheres, o valor da informação municipal e as ações que podem ser implementadas pelos municípios para facilitar o acesso à informação pelas mulheres.

Em sua fala, a Secretária Marta destacou que a pandemia da Covid-19 agravou a desigualdade de gênero no Brasil e no mundo, provocando um efeito rebote (backlash) ao empoderamento feminino. “É preciso reforçar a comunicação não-sexista como instrumento de construção de igualdade de gênero e emancipação das mulheres”, afirmou. Além de apresentar um panorama sobre os serviços municipais disponíveis às mulheres na capital paulista, a Secretária também comentou sobre a campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas” cujo tema é o combate a violência de gênero, com foco nos Centros de Cidadania da Mulher (CCMs), equipamentos de atendimento qualificado às mulheres em vítimas de violência.

Mais do que conectar lideranças que atuam pelo direitos das mulheres, os participantes compartilharam ideias e ações com outras cidades para informar a política nacional e global. Ao discutir o valor da informação municipal e estratégias para superar as barreiras das mulheres ao acesso à informação no nível municipal, o painel demonstrou o potencial transformador que o direito ao acesso à informação pelas mulheres pode ter no avanço da igualdade de gênero.

 

Informe Mulheres, Transforme Vidas
Junto com outras 12 cidades do mundo, São Paulo faz parte da campanha global “Informe Mulheres, Transforme Vidas”, que busca facilitar o acesso à informação pelas mulheres. A campanha local vai abordar a violência contra mulher, com o objetivo de visibilizar os equipamentos de atendimento qualificado às mulheres no município.

Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa.

 

Print da tela da reunião com as participantes.