São Paulo é destaque em publicação internacional sobre a redução do uso do plástico

Artigo traz visibilidade às ações do município no combate ao uso único do material

A cidade de São Paulo foi destaque em uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sobre a campanha para redução do uso de plástico. O artigo, publicado na última quarta (17), traz visibilidade às ações da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) no combate ao uso único de plásticos, como Leis Municipais para eliminar o uso supérfluo ou dispensável de plástico descartável. A publicação está em inglês e pode ser acessada por meio deste link.

Desde 2019, a capital paulista integra o grupo de 20 governos nacionais, subnacionais e municipais signatários do Compromisso da Nova Economia do Plástico, iniciativa global liderada pela Fundação Ellen MacArthur e pelo PNUMA. O objetivo é estimular práticas sustentáveis e a gestão circular de embalagens e utensílios plásticos.

A partir da perspectiva do reaproveitamento do plástico, a iniciativa internacional fomenta o desenvolvimento de ações para manter o plástico dentro da economia e fora do meio ambiente, seja por meio da eliminação do uso do plástico ou da inovação na reutilização do material. O Compromisso da Nova Economia do Plástico é compartilhado por instituições como o National Geographic, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e o Fórum Econômico Mundial (WEF), universidades e outras organizações educacionais e de pesquisa, além dos governos nacionais, subnacionais e locais em cinco continentes.