Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo participa de reunião com o CONECTAR e a OPAS/OMS para aquisição de vacinas contra à Covid-19

Mobilização visa acelerar a aquisição e entrega de vacinas no Brasil

A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, participou de uma reunião entre o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras - CONECTAR e a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS/OMS, na tarde desta quinta-feira (08). A reunião teve como objetivo a apresentação das demandas do CONECTAR para a ampliação das doses de imunizantes do Covax Facility destinadas ao Brasil. Participaram da videoconferência o Prefeito de Florianópolis (SC) e Presidente do CONECTAR, Gean Loureiro, o Secretário-Executivo do CONECTAR, Marcelo Cabral, as representantes da OPAS/OMS no Brasil, Doutora Socorro Gross e a Doutora Lely Guzmán.

Além de comentar sobre o contexto atual da pandemia no Brasil, a Secretária Marta pontuou que os prefeitos e prefeitas das cidades brasileiras estão na linha de frente no combate à Covid-19, e em consequência da lentidão da vacinação no país, os números de infectados e de óbitos tem aumentado diariamente. Durante a reunião, a representante da OPAS/OMS destacou que a Organização tem defendido que a região da América Latina, especialmente o Brasil, precisa das vacinas com urgência para a imunização em massa da população, entretanto, ressaltou que os critérios pré-definidos na criação do Covax Facility dão preferência para que os países pobres recebam os imunizantes primeiro. Por outro lado, a Secretária Marta Suplicy reforçou à OPAS/OMS que o momento é crítico para o Brasil, que hoje somos um “país pobre em vacinas” e que o critério “tem que ser a vida”.

De acordo com Gross, a OPAS/ OMS solicitou aos Estados Unidos o empréstimo ou doação de 3 milhões de vacinas urgentes para o país. O Presidente do consórcio, Gean Loureiro, reforçou a necessidade de apoio da OPAS/OMS no processo de compra de vacinas e insumos médicos pelas prefeituras do CONECTAR e que todas as informação sobre Covax Facility e previsões de entregas serão cruciais para o planejamento das autoridades municipais.

Vale destacar também que o encontro resultou em uma nova oportunidade de reunião a ser mediada pela representação da OPAS no Brasil entre o CONECTAR e a OPAS baseada em Cuba, para a apresentação de informações sobre a vacina Soberana, que está na fase 3 de testes e que tem sido acompanhada de perto pela OPAS/OMS.