Prefeitura realiza segunda oficina do projeto internacional “Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas”

A atividade possibilitou o intercâmbio de informações entre os funcionários das cidades de São Paulo, Niterói (RJ), La Paz (Bolívia) e Buenos Aires (Argentina)

A Prefeitura de São Paulo realizou a segunda oficina do projeto "Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas" na sexta-feira, 23 de abril. A iniciativa é desenvolvida em parceria com as Prefeituras de Niterói (RJ), La Paz (Bolívia), Buenos Aires (Argentina), no contexto do Projeto de Cooperação Sul-Sul da rede Mercocidades. Com transmissão pela plataforma Zoom, a oficina contou com a participação de funcionários públicos das cidades envolvidas no projeto para aprofundar as discussões sobre desagregação de dados com enfoque em gênero, raça e território no município.

Durante a atividade, os participantes dialogaram sobre o panorama de cada cidade com relação às políticas públicas direcionadas para redução das desigualdades e o processo de desagregação de dados. Os representantes de cada cidade elaboraram uma apresentação avaliando as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças do município nos seguintes tópicos: políticas públicas, desagregação de informações e redução das desigualdades e produção e divulgação da informação. Ao final da atividade, os participantes identificaram as áreas as quais cada cidade possui interesse em desenvolver no projeto e quais aéreas e assuntos apresentados pelas demais cidades chamaram sua atenção, para elaboração de uma possível parceria ou troca de boas práticas.

A oficina proporcionou um intercâmbio de experiências e informações entre os funcionários de São Paulo, Niterói, La Paz e Buenos Aires, além de fortalecer a relação entre as cidades. Este projeto tem como objetivo proporcionar discussões sobre a redução de desigualdades nos municípios sob a perspectiva da importância da desagregação de dados focada em três óticas (território, gênero, raça/etnia) e será desenvolvido, de forma remota ao longo de 2021.