São Paulo adere à Declaração de Glasgow sobre Alimentação e Clima

Com mais de 40 cidades-signatárias, acordo visa a redução das emissões de gases do efeito estufa nos sistemas alimentares regionais e urbanos

A Prefeitura de São Paulo aderiu à Declaração de Glasgow sobre Alimentação e Clima nesta segunda-feira (03). A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e reforça o compromisso do município no combate às emergências climáticas e ambientais.
De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática (IPCC), os sistemas alimentares globais correspondem a ? das emissões de gases poluentes, causadores do efeito estufa. Com base nisso, a Declaração de Glasgow sobre Alimentação e Clima propõe que governos locais e regionais se unam para desenvolver políticas que garantam o planejamento de sistemas alimentares integrados e enfrentem as emergências climáticas e ambientais. Dentre as cidades participantes estão Barcelona (Espanha), Istambul (Turquia) e Paris (França) - é possível conferir todos os governos signatários clicando aqui.
Ao assinar o documento, São Paulo se une a outros governos subnacionais em uma iniciativa que se empenha em mudar o cenário do meio. Os principais compromissos da Declaração de Glasgow são o desenvolvimento e implementação de estratégias e políticas alimentares e a redução das emissões de gases do efeito estufa nos sistemas alimentares regionais e urbanos.
A iniciativa deste acordo é conduzida pela Nourish Scotland e pelo Painel Internacional de Especialistas em Sistemas Alimentares (IPES-Food). A declaração foi elaborada em parceria entre redes de cidades, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e organizações não-governamentais relacionadas a sistemas alimentares e mudanças climáticas.