São Paulo assina declaração da rede C40 sobre a igualdade na distribuição de vacina contra à Covid-19

Documento pede a renúncia dos direitos de propriedade intelectual para acelerar a produção e distribuição de vacinas em países emergentes

 A cidade de São Paulo aderiu à Declaração dos Prefeitos da C40 sobre Equidade de Vacinas na última sexta (7). O documento foi assinado pelo Prefeito em Exercício de São Paulo, Ricardo Nunes, e tem como objetivo garantir que países emergentes tenham acesso às vacinas. Entre os tópicos do texto, a declaração faz o convite à Organização Mundial do Comércio (OMC) para que concorde em renunciar aos direitos de propriedade intelectual para acelerar a produção e distribuição de vacinas em países emergentes.

Ao todo, 35 cidades de todo o mundo aderiram a Declaração e este movimento é liderado pelo Prefeito de Los Angeles (EUA) – e Presidente da rede C40 –, Eric Garcetti. Além de São Paulo, Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) também assinaram a Declaração, junto com as cidades de Austin (EUA), Freetown (África do Sul), Barcelona (Espanha), Dacar (Senegal), Paris (França), Lisboa (Portugal), Seul (Coreia do Sul), Buenos Aires (Argentina) e Vancouver (Canadá).

O texto destaca a preocupação das cidades com relação ao enfrentamento às mudanças climática, mas pontua a urgência em superar a pandemia da Covid-19 para que seja possível pensar em uma recuperação sustentável e justa. Os prefeitos signatários compreendem que a vacinação é um ponto fundamental para vencer a crise do coronavírus.

Clique aqui para acessar a Declaração em inglês no site da rede C40; a tradução do documento está a seguir:

Declaração dos Prefeitos da C40 sobre Equidade Vacinal

Nossa missão é superar a emergência climática, mas isso não será possível a menos que, antes de tudo, superemos a pandemia da Covid-19. Por isso, hoje os prefeitos da C40 discursaram novamente sobre apoiar a equidade vacinal nas nossas cidades e ao redor do mundo, e se juntaram na convocação por um acesso mais justo, rápido e com preços mais acessíveis às vacinas contra a Covid-19, incluindo um convite - agora apoiado por mais de 100 países - para que membros do World Trade Organization (WTO) concordem urgentemente em renunciar às obrigações de propriedade intelectual relevantes para acelerar a produção e distribuição de vacinas em países emergentes.

Em muitas das nossas cidades, a ameaça do vírus da Covid-19 está diminuindo, graças às fortes medidas públicas de saúde para eliminar o vírus e acelerar a vacinação generalizada. Mas, ao mesmo tempo, novas ondas de sofrimento causadas pela pandemia estão emergindo ao redor do mundo - mais seriamente presentes nas nossas cidades irmãs na Índia.

Nosso sucesso coletivo em criar múltiplas, seguras e altamente efetivas vacinas contra esse novo vírus é um testamento à ingenuidade e resiliência da nossa espécie. No entanto, essas vacinas agora existem, cada família em luto recente e as dificuldades sentidas por aqueles ao redor do mundo representam o fracasso da nossa humanidade. Com cada dia que passa, a falta de acesso às vacinas está fazendo com que o impacto da pandemia aumente, e diminua nossa saúde coletiva.

Nossas cidades-membro nos Estados Unidos e Europa, em geral, atualmente tem vacinas suficientes para seus habitantes, mas cidades-irmãs em outros lugares tiveram acesso à vacinas direcionadas a uma pequena parcela de suas populações. Como ouvimos quando recentemente nos encontramos com o Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, o acesso às vacinas gratuitas, por parte das populações mais vulneráveis de cada país, é essencial no combate e fim da pandemia. A ação do World Trade Organization (WTO) é um vital e necessário passo para trazer ao fim a pandemia. Isso deve ser combinado com esforços para facilitar a transferência de conhecimento e tecnologia.

Isso afeta todos nós, e ninguém estará a salvo do impacto desta pandemia até termos acesso a essa ferramenta capaz de salvar vidas. As cidades da C40 continuarão a apoiar cada um, compartilhando conselhos e experiências efetivas em medidas públicas de saúde efetivas para interromper a transmissão do vírus e conquistas uma rápida e abrangente vacinação para nossos moradores.

Assinado,

Presidente da C40, Prefeito Eric Garcetti, Los Angeles
Prefeito Ahmed Aboutaleb, Roterdão
Prefeito Steve Adler, Austin
Prefeito Yvonne Aki-Sawyerr, Freetown
Prefeito Kostas Bakoyannis, Atena
Prefeito Anies Baswedan, Jacarta
Prefeito Joy Belmonte, Cidade Quezon
Prefeito LaToya Cantrell, Nova Orleans
Prefeito Ada Colau, Barcelona
Prefeito Jenny Durkan, Seattle
Prefeito Soham El Wardini, Dacar
Prefeito Kate Gallego, Phoenix
Prefeito Phil Goff, Auckland
Prefeito Rafael Greca, Curitiba
Prefeito Anne Hidalgo, Paris
Prefeito Ekrem ?mamo?lu, Istambul
Prefeito Raymond Johansen, Oslo
Prefeito Mxolisi Kaunda, Durban
Prefeito Yuriko Koike, Tóquio
Prefeito Claudia López, Bogotá
Prefeito Executivo Geoff Makhubo, Johannesburg
Prefeito Interino Eduardo Fabián Martinez, Guadalajara
Prefeito Fernando Medina, Lisboa
Prefeito Jorge Muñoz, Lima
Prefeito Interino Ricardo Nunes, São Paulo
Prefeito Oh Se-hoon, Seoul
Prefeito Eduardo Paes, Rio de Janeiro
Prefeito Dan Plato, Cidade do Cabo
Prefeito Daniel Quintero, Medellín
Prefeito Horacio Rodríguez-Larreta, Buenos Aires
Prefeito Giuseppe Sala, Milão
Prefeito M. Adjei Sowah, Accra
Prefeito Kennedy Stewart, Vancouver
Prefeito Sylvester Turner, Houston
Prefeito Randall Williams, Tshwane