São Paulo participa de reunião sobre a Força Tarefa Global para Recuperação da Covid-19

Projeto da C40 visa a recuperação econômica das cidades de forma sustentável após os impactos causados pela pandemia

O Prefeito Ricardo Nunes participou da reunião da rede C40 para discutir a Força Tarefa Global para recuperação da COVID-19, na segunda-feira (10). O evento contou com a participação de alguns prefeitos de cidades-membro da rede e ocorreu de forma virtual. O tema do encontro foi “Avançando nos esforços de recuperação verde e justa com o apoio dos Estados Unidos”.

Lançada em 2020, a Força Tarefa tem como principal objetivo reconstruir cidades e economias de forma sustentável após os impactos causados pela Covid-19. O grupo compreende que a recuperação verde e justa da pandemia deve ter como pilares a saúde pública e a ciência, de forma a garantir a resiliência climática e fomentar a equidade social nos municípios. A Força Tarefa já conta com as assinaturas de 40 cidades-membro, incluindo São Paulo.

A reunião foi mediada pela Diretora de Governança da C40, Anna Beech, e teve como anfitriões o Prefeito de Los Angeles e Presidente da C40, Eric Garcetti, e o Prefeito de Milão e Presidente da Força Tarefa, Giuseppe Sala. Os principais temas discutidos foram as iniciativas das cidades participantes em relação ao meio ambiente, assim como o reforço da chamada de prefeitos para ações alinhadas com a Recuperação Verde e Justa e o papel global das cidades.

Durante o evento, o Prefeito Ricardo Nunes defendeu que a recuperação verde e justa na cidade se apoia em ações que enfrentem a emergência climática e reduzam as desigualdades sociais. Também reconheceu que a vacina é fundamental para a superação da crise, mas, devido aos números limitados de doses, a Prefeitura busca apoiar financeiramente a população mais necessitada.

A presença da capital paulista nesta reunião representa a oportunidade de impulsionar São Paulo, a maior metrópole da América do Sul, como uma liderança climática na região. Membro-fundadora da C40, a cidade elaborou, em parceria com o grupo, o PlanClima SP, que visa a redução das emissões de gases de efeito estufa no município até 2050.