São Paulo participa de diálogo internacional sobre sistemas alimentares nas cidades latino-americanas

Durante a reunião, os participantes dialogaram sobre a necessidade de políticas públicas para garantir a segurança alimentar

A cidade de São Paulo participou do evento virtual "Diálogos Independentes sobre Sistemas Alimentares das Cidades Latino-Americanas", realizado na terça-feira (18), organizada pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Por meio da articulação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), o município foi representado pelo Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Junior. O webinário contou, ainda, com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (Minas Gerais) e a coordenação das salas temáticas realizadas pelas cidades de Curitiba (Paraná), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo) e Lima (Peru).

O evento possibilitou a troca de experiências sobre o tema alimentação entre os municípios, de forma a destacar a importância dos governos locais nos sistemas alimentares mundiais. Também exaltou a necessidade do acesso às políticas públicas e recursos financeiros, com o intuito de promover a segurança alimentar para a população.

Na abertura, foram apresentadas as falas institucionais pelo Vice-Diretor Regional da América Latina da Rede C40, Ilan Cuperstein; o Diretor de Relações Internacionais da cidade de Belo Horizonte, Hugo Salomão; o Oficial de Políticas de Sistemas Alimentares da FAO, João Intini; e o Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

A cidade de São Paulo mediou o debate da sala temática sobre produção e consumo consciente. O diálogo teve como convidados Mike Oliveira, da Fundação Ellen MacArthur, Virginia Antonioli, da WWF Brasil, Edson Leite, da Gastronomia Periférica, e Luciana Machado, do SESC - Programa Mesa Brasil. As principais pautas da discussão foram a produção e o consumo responsável, além da formulação de políticas públicas para garantir a segurança alimentar e nutricional à população vulnerável.

Com o objetivo de elaborar ações para influenciar os diálogos globais sobre alimentação, o evento foi realizado no contexto do processo de debates preparatórios da Conferência dos Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas, prevista para setembro de 2021. Para conferir mais informações, clique aqui.