São Paulo apresenta projeto oficial para Exposição Universal de 2020

Apresentação ocorreu no dia 23 de novembro em Paris

Na última quarta-feira, dia 23 de novembro, o Prefeito de São Paulo, acompanhado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, apresentou oficialmente o projeto de candidatura à Exposição Universal de 2020. O evento foi realizado na sede da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris, França.

A Expo Universal foi criada em 1851 e seu escopo original era divulgar as últimas novidades em produtos manufaturados e tecnologias. O evento teve grande influência no desenvolvimento da arte, design e comércio exterior no final do século XIX e início do século XX. Para citar um exemplo do caráter visionário da exposição, a Torre Eiffel foi construída especialmente para ser o arco de entrada da edição de 1889, realizada em Paris.

Atualmente a Expo acontece a cada cinco anos, dura seis meses e possui um tema de aspecto humanista que direciona todos os pavilhões da feira. Os temas escolhidos sempre refletem questões que atingem a humanidade e que desafiam os países participantes a encontrarem soluções criativas. O evento ainda mantém a tradição de exibir tecnologias e invenções, mas desde a década de 1980 tem se tornado uma importante plataforma de divulgação dos países participantes, que buscam fortalecer e divulgar suas imagens nacionais através de seus pavilhões. Ao mesclar o tema da Expo aos seus respectivos pavilhões, os países envolvidos criam um ambiente científico e cultural que antecipa as principais tendências do futuro.

Desde 2007 São Paulo tem interesse em sediar a Expo 2020 e após a participação brasileira na Expo 2010 (Xangai) houve uma percepção crescente de que sediar uma edição da Expo Universal seria uma grande plataforma internacional de divulgação para a cidade e para o país. Em Xangai, através de seu próprio estande, idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a Cidade de São Paulo pôde vivenciar a experiência de apresentar internacionalmente seus projetos urbanos e atrair o interesse de turistas e investidores estrangeiros. O estande da Cidade possuía cerca de 400 m² e foi um dos mais visitados da Expo 2010.
 

A experiência de Xangai em sediar a Expo também influenciou o projeto de candidatura de São Paulo. O sucesso de público e o enorme legado físico (regeneração de áreas, reorganização urbana e melhorias na infraestrutura) experimentados pela cidade chinesa são os grandes atrativos para trazer a Expo para São Paulo, uma oportunidade única para a geração de empregos, capacitação de mão-de-obra, aumento do fluxo de turistas, atração de investimentos e divulgação internacional da Cidade. Para se ter uma idéia da dimensão da Expo Universal, a edição de 2010 contou com a participação de cerca de 190 países, 50 organizações internacionais e 73 milhões de pessoas.

Além disto, o ano de 2020 será estratégico para o desenvolvimento da Cidade por tratar-se do período pós-Copa do Mundo 2014 e pós-Olímpiadas 2016. Será de grande interesse dar continuidade aos investimentos de infraestrutura e ao crescimento econômico representados por estes grandes eventos mundiais.

Há três semanas, São Paulo entregou ao Escritório Internacional de Exposições (BIE), organização que supervisiona a realização das Expos Universais, a carta assinada pela Presidente da República, Dilma Rouseff, oficializando sua candidatura à Expo 2020 e se prepara agora para apresentar o projeto oficial sob o tema “Poder da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”. Durante os próximos quinze anos, este será o lema da Cidade e da primeira Exposição Universal realizada no hemisfério sul.

As outras cidades que apresentaram suas candidaturas em Paris são: Ayutthaya (Tailândia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Ekaterinburg (Rússia) e Izmir (Turquia).
São Paulo tem grandes chances de vencer a disputa e é considerada uma das favoritas. A Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em conjunto com as demais Secretarias da Prefeitura de São Paulo, trabalhará intensamente para que a Cidade seja a vencedora do pleito.

 

Para saber mais sobre a candidatura de São Paulo à Expo 2020, visite nosso site oficial.