Marta Suplicy passa o título de Capital Verde Ibero Americana a Montevidéu

Durante missão a capital uruguaia, a secretaria municipal de Relações Internacionais também divulgou a 28ª Assembleia de Mercocidades e 20ª Assembleia Geral da UCCI que acontecem em novembro deste ano

Nos dias 2 e 3 de outubro, a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, esteve em Montevideu, Uruguai, para participar de agendas da rede Mercocidades e União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI): a Reunião Diretiva Executiva de Mercocidades e do Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCI. Na ocasião, houve entrega do título de Capital Verde Ibero-americana à capital uruguaia, honraria que até o momento estava com São Paulo.

A delegação da prefeitura de São Paulo foi recebida por Fabiana Goyeneche, Diretora de Relações Internacionais de Montevidéu e Secretária Executiva de Mercocidades, e Jorge Rodríguez, Coordenador da Secretaria Técnica Permanente de Mercocidades. A agenda começou com o evento "Montevidéu do Futuro" e incluiu temas relevantes como o posicionamento de Mercocidades a ser levado à COP 28. Durante a ocasião, também foi tratado sobre a elaboração de um acordo de cooperação técnica com o Centro Ibero-americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (Cideu).

A secretária Marta Suplicy realizou a entrega do título de Capital Verde Ibero-americana à gestão de Carolina Cosse, atual prefeita. O título é o reconhecimento de políticas públicas alinhadas à sustentabilidade oferecido pela UCCI, a União das Cidades Capitais Ibero-americanas.

A cidade de São Paulo e a capital do Uruguai também iniciaram uma troca de papéis que será concluída no mês que vem, com a posse do prefeito Ricardo Nunes como presidente da rede Mercocidades. O posto é exercido hoje pela prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse.

“No momento em que completamos 25 anos de cidade-membro, São Paulo herdará da capital uruguaia a presidência da rede Mercocidades em 2024. O lema da capital paulista para o próximo período valoriza a riqueza das diferenças e combate o preconceito. Vamos trabalhar o tema ‘diverCIDADES: Inclusão para a Agenda 2030’ por meio de três eixos condutores: Cidades Plurais e Inclusivas; Cidades Globais e Sustentáveis; e Cidades Inovadoras e Eficientes”, explica a secretária municipal, Marta Suplicy.


Montevideu preside a rede latino-americana de combate ao racismo e discriminação, enquanto São Paulo este ano assume a presidência brasileira, criando mais um laço de troca entre nossas cidades. A capital paulista segue fortemente ativa na promoção de parcerias internacionais centradas no combate ao racismo estrutural.

“Agora, estamos finalizando os preparativos para atuar dentro da CGLU, a rede Cidades e Governos Locais Unidos, como uma incubadora de boas práticas antirracistas no programa Local4ActionHub. É o reconhecimento de que nossas políticas públicas de promoção da igualdade racial são efetivas e inovadoras. Orgulho enorme poder mostrar como São Paulo de fato é um farol no combate ao racismo estrutural”, completou Marta.

A presença da cidade de São Paulo no Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCII foi essencial para impulsionar a 20ª Assembleia Geral da UCCI, que acontecerá na capital paulista em novembro deste ano. O evento é de um foro político bianual de alto nível entre as principais autoridades e representantes de capitais e grandes cidades da Iberoamérica, no qual são definidas questões estratégicas da rede UCCI, como a eleição para cargos na estrutura da organização.