Farol Antirracista apresenta ações e busca parcerias em Brasília

Projeto da Prefeitura de São Paulo promoveu IV Expo Internacional da Consciência Negra em agendas com embaixadores de Ruanda, Camarões e Suriname, e participou do seminário “Brasil-África: Novas Pontes sobre o Atlântico”

O Farol Antirracista, uma realização da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), esteve em Brasília (DF) entre os dias 21 e 26 de maio, representado por equipe técnica em diversas agendas de promoção de políticas públicas relacionadas à comunidade de pretos e pardos da capital paulista.

Entre os destaques da missão estão a participação no seminário “Brasil-África: Novas Pontes sobre o Atlântico” e o encontro nas embaixadas de Ruanda, onde foram recebidos pelo embaixador Lawrence Manzi; de Camarões, com o ministro conselheiro Martial Tchenzette; e Suriname, com a embaixadora Angeladebie Ramkisoen, para promover a IV Expo Internacional da Consciência Negra. “Foram agendas importantíssimas para a divulgação das ações do Farol Antirracista. Todos os dias na capital federal resultaram em importantes avanços para a promoção da IV Expo Internacional da Consciência Negra e fortalecimento das relações culturais e diplomáticas com países africanos”, ressalta a gerente de projetos e responsável pelo Farol Antirracista, Elaine Gomes.

Embaixadas africanas

Durante a missão em Brasília, diversas embaixadas africanas foram visitadas, incluindo as de Ruanda, Gana, Guiné-Bissau, El Salvador, Zimbábue, Quênia e Etiópia, Suriname e Camarões. “Nessas visitas, tivemos a oportunidade de trocar saberes e boas práticas, apresentar o Currículo Antirracista e discutir as ações realizadas com a política pública. Além disso, exploramos possibilidades de cooperação para a IV Expo Internacional da Consciência Negra, e fortalecemos as relações internacionais de São Paulo”, explica Elaine.

Com os embaixadores de Ruanda, Camarões e Suriname, houve encontros individuais para a promoção da Expo, onde foram entregues convites e presentes. Dentro da programação do seminário "Brasil-África: Novas Pontes sobre o Atlântico" no Palácio do Itamaraty, que reuniu diplomatas africanos e discutiu cooperação bilateral, a comitiva da SMRI também participou: “os painéis destacaram a herança africana e a mobilização da diáspora”, comenta Deisy Cardoso, assessora da SMRI.

No dia 25, celebrou-se o "Dia da África", com o evento Digital África 2024, envolvendo cerimônias, discursos, jantar e apresentações culturais, tais como apresentações musicais, trajes típicos e danças tradicionais dos povos de África.

Veja como foram as agendas:

21/05: visita a embaixada de Ruanda; visita a embaixada de Camarões; visita a embaixada do Suriname; e o dia foi finalizado com o convite do embaixador de Camarões, Martin Mbeng e sua esposa, Laura Mbeng, para participar do coquetel na embaixada em ocasião da comemoração da data nacional de Cameroun.

22/05: Realização, no Palácio do Itamaraty, do Seminário Brasil-África - Novas Pontes sobre o Atlântico para promover o fortalecimento da cooperação bilateral entre o Brasil e o continente africano. O evento contou com a presença de quase 100% dos diplomatas africanos.

23/05: 2º dia do Seminário Brasil-África - Novas Pontes sobre o Atlântico que abordou temas ligados à Herança Africana e Mobilização da Diáspora para a 6ª Região da União Africana em Salvador

24/05: visitas às Embaixadas de Gana, Guiné-Bissau e Quênia

25/05: participação no evento do Dia da África: Digital África 2024, em celebração à Semana da União Africana.

26/05: no último dia, a convite do Embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi, houve a visita a embaixada de Ruanda para um almoço com os embaixadores onde foram destacados as ações do Farol Antirracista da cidade de São Paulo em um discurso institucional feito por Elaine Gomes.