São Paulo participa de Congresso de Cidades Educadoras em Curitiba

O evento reuniu representantes de 25 países que abordaram temáticas de sustentabilidade, inovação e inclusão na educação

 A Secretaria Municipal de Relações Internacionais esteve no XVII Congresso da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), que aconteceu entre os dias 21 e 24 de maio em Curitiba (PR), com o tema “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”. Atualmente, há 495 cidades-membro de 25 países, sendo 27 brasileiras, e São Paulo exerce mandato como membro convidado do Comitê Executivo.

Conforme a representante da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), a assistente administrativa de gestão Vera Raquel Aburesi Salvadori, a participação no evento foi uma oportunidade de projeção internacional de São Paulo com a participação ativa durante a semana de atividades sobre educação, meio-ambiente e cidadania. “Além disso, o evento possibilitou a interação com representantes das demais cidades e organizações internacionais presentes, e também o contato com boas práticas que poderão inspirar políticas e trazer novas perspectivas para São Paulo”, avalia Vera Raquel.

Além disso, a viagem possibilitou compartilhar as experiências e ações da Prefeitura de São Paulo com os participantes do evento, e garantir sua presença nas atividades da rede, reforçando a cidade como uma liderança regional e global na construção de agendas relacionadas à criação de uma cidade educadora mais sustentável, inovadora e inclusiva.

“A nossa cooperação internacional com os representantes de 136 cidades, provenientes de 12 países, mostrou-se um mecanismo eficiente na integração e na troca de conhecimentos e boas práticas. Além disso, houve uma aproximação da cidade de São Paulo com as equipes da AICE, o que poderá possibilitar o surgimento de novas oportunidades e projetos de cooperação internacional que sejam benéficos para a população paulistana”, conclui a representante da SMRI.

O projeto Cidades Educadoras

O Cidades Educadoras trata-se de entidade internacional sem fins lucrativos, fundada em 1994, com o objetivo de promover uma estrutura de cooperação internacional para governos locais. São levados em conta os princípios da promoção da educação ao longo da vida, focada nas pessoas e a integração transversal da educação nas políticas públicas. São Paulo é membro desde 2004, já tendo sediado um Congresso da rede em 2008, e compondo o Comitê Executivo de 2006 a 2014.