São Paulo participa de missão dos G-NETS em Tóquio

Prefeitura participou de discussões e visitas técnicas na região metropolitana da capital japonesa, além de encontros com representantes de outras grandes metrópoles mundiais

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais participou, entre os dias 15 e 17 de maio, da Cúpula de Líderes da Global City Network for Sustainability (G-NETS), em Tóquio, Japão. Durante o evento a SMRI participou de discussões, compartilhou boas práticas da Prefeitura de São Paulo, e realizou visitas técnicas a fim de buscar soluções a desafios urbanos comuns em busca de uma sociedade mais sustentável. “Foi uma viagem muito proveitosa, onde conhecemos experiências exitosas em outras grandes metrópoles mundiais. Houve estreitamento das relações internacionais bilaterais com outras cidades além de Tóquio, como Amsterdã, Nova Iorque, Paris, Bruxelas, Nairobi e Los Angeles”, relata João Paulo de Oliveira, coordenador da Secretaria de Relações Internacionais de São Paulo (SMRI).

João Paulo representou a Prefeitura de São Paulo, acompanhando as agendas da Cúpula de Líderes da Rede de Cidades Globais pela Sustentabilidade (G-NETS). Também manteve um diálogo com prefeitos e autoridades de várias cidades do mundo, além do Governo Metropolitano de Tóquio. “Foi uma oportunidade para que a Prefeitura divulgasse suas iniciativas e projetos de resiliência climática e mobilidade urbana sustentável, uma oportunidade de promoção internacional e busca de investimentos e futuras cooperações. O aprendizado com experiências inovadoras de outros centros urbanos, a partir dos painéis durante a cúpula e das visitas técnicas em Tóquio foi riquíssimo”, explica o coordenador.

Além disso, a missão contribui para a Meta 70 do Programa de Metas vigente no município de São Paulo, que indica realizar 150 ações de projeção internacional que posicionem São Paulo como cidade global e sustentável e que possibilitem acordos de cooperação internacional.

O que são os G-NETS

Em 2022, o Governo Metropolitano de Tóquio lançou a Rede Global da Cidade para a Sustentabilidade (G-NETS) como uma rede de cidades, pelas cidades, e para as cidades. A rede funciona como um fórum para que as cidades se encontrem e discutam como resolver os desafios comuns que enfrentam de várias perspectivas e em todos os níveis, incluindo funcionários de níveis operacionais, altos funcionários e prefeitos/governadores. Além de fortalecer ainda mais a cooperação entre as cidades, por meio de uma comunicação proativa entre elas para resolver desafios, a rede também inspira a criação de políticas que moldarão um futuro promissor. São Paulo faz parte da rede G-NETS de forma ativa e propositiva.

O G-NETS Senior Officials Meeting é um evento anual para cidades participantes da rede de Cidades do G-NETS (Global Network for Sustainability), no qual funcionários seniores dos municípios se encontram para discutir soluções para problemas comuns das cidades, além de apresentar as políticas públicas desenvolvidas nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente, justiça social e inclusão. O objetivo é fortalecer os relacionamentos entre altos funcionários e elaborar o comunicado a ser anunciado na Cúpula de Líderes que acontecerá em maio de 2024.