“Cidade modelo”, São Paulo protagoniza congresso mundial de sustentabilidade em junho

Capital paulista receberá evento da rede ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), com autoridades de cidades internacionais e lideranças em sustentabilidade

Em 2024, a Cidade de São Paulo será sede do Congresso Mundial da rede ICLEI (“Governos Locais pela Sustentabilidade”), um espaço para debates e cooperação entre cidades do mundo todo acerca de temas como as mudanças climáticas, biodiversidade, conservação ambiental, além de finanças verdes e investimentos sustentáveis. Uma realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, com apoio da SP Negócios, o evento voltado para figuras do setor acontecerá no Pavilhão das Culturas Brasileiras (PACUBRA), no Parque Ibirapuera, entre os dias 18 e 21 de junho, oferecendo plenárias de alto nível, visitas técnicas a pontos estratégicos da cidade, sessões interativas, oportunidades de cooperação entre governos e entidades civis, e um simpósio de pesquisa e inovação liderado por especialistas.

Nesta edição, o Congresso terá como temas centrais: “caminhos estratégicos da rede para a sustentabilidade”; “o papel de regiões como a Amazônia na biodiversidade e sustentabilidade globais”, e “a exploração do impacto do clima e da sustentabilidade em todos os níveis de governo”. As plenárias serão transmitidas para o público online. O encontro pretende inspirar, equipar e mobilizar governos locais e suas comunidades para um futuro mais sustentável, a exemplo de São Paulo, que desempenha um papel de liderança no compromisso pelo meio ambiente, a solidariedade, e a cooperação internacional frente às questões ambientais, humanitárias, econômicas e de saúde globais.

A cada três anos, a rede internacional ICLEI promove seu Congresso Mundial com a finalidade de apresentar o avanço das cidades e regiões associadas em relação ao desenvolvimento urbano sustentável. Membro da rede ICLEI desde 1991, a Prefeitura de São Paulo está comprometida em enfrentar a crise climática, abordando especialmente a necessidade de justiça climática no processo. As ações e planos da cidade incluem as comunidades mais vulneráveis, colocando a segurança alimentar e a circularidade dos sistemas alimentares em foco de suas políticas públicas através de ações como Armazém Solidário, Cidade Solidária, e Rede Cozinha Solidária.

 

Fórum Urbano de São Paulo

O Congresso Mundial da rede ICLEI será parte do Fórum Urbano de São Paulo, uma agenda de grandes eventos internacionais realizados por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), entre eles: a Cúpula de Prefeitos e autoridades do Urban 20, a Reunião do Conselho Executivo de Metropolis, a Reunião do Conselho de Mercocidades e a Virada ODS, que é aberta ao público. A semana de encontros deve fortalecer as relações bilaterais e multilaterais entre cidades globais, promover parcerias e investimentos, além de possibilitar importantes trocas de experiências e cooperações para elaboração de políticas públicas centradas no desenvolvimento das cidades.

“No ano em que o Brasil preside o G20, a cidade de São Paulo sedia quatro eventos internacionais de associações de cidades, inseridos no Fórum Urbano. Entre eles se destaca o Urban 20, uma iniciativa de diplomacia de cidades, que congrega cidades dos países membros do G20, com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações nas pautas de economia, clima e desenvolvimento dos governos locais, buscando sensibilizar os líderes do G20 quanto a importância e necessidade das cidades participarem em discussões de importância global. O Fórum Urbano será uma oportunidade de cooperação entre cidades globais, de troca de experiências entre os países, além de facilitar a prospecção de investimentos e de poder apresentar, para o mundo, as principais políticas públicas da Prefeitura de São Paulo”, afirma a secretária-adjunta Maria Auxiliadora Figueiredo. A semana de eventos também terá o papel de promover debates e ações de conscientização popular sobre temas como sustentabilidade, economia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - com destaque para a Virada ODS, já em sua terceira edição e considerada pela ONU a maior ação pública local de conscientização e engajamento em prol da Agenda 2030.