São Paulo recebe encontro de Mercocidades, rede de 380 governos locais da América do Sul

Ocasião reunirá Conselho superior do grupo, composto por até oito cidades-membro de cada país membro do MERCOSUL e da UNASUL

Nos dias 21 e 22 de junho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), receberá o encontro do órgão superior de administração e alta direção de primeira instância da rede Mercocidades (Mercociudades), que busca potencializar a identidade e a integração regional para assegurar o desenvolvimento das cidades e o bem-estar em América do Sul. O Conselho da rede é composto por até oito cidades-membro de cada país participante do MERCOSUL e da UNASUL, e irá se reunir para Será durante esta reunião que são debatidas e alinhadas, diante dos membros do Conselho e da Secretária Técnica permanente, temáticas tanto administrativas, quando políticas da gestão da rede. Nesta ocasião, temas como assinaturas de acordos de cooperação entre a rede e outras instituições internacionais, formas de minimizar impactos de cidades-membro afetadas por desastre naturais e o Programa de Cooperação Sul-Sul serão trazidos à mesa.

A reunião acontecerá no Inspira Sampa, hub de inovação da Prodam-SP, empresa de tecnologia da Prefeitura de São Paulo. Como parte de sua programação, apresentará agendas em conjunto com a Virada ODS, fortalecendo a proposta de criação do Dia Regional de Ação pelos ODS, iniciativa que visa a internacionalização de uma política pública da Cidade de São Paulo, a Virada ODS, promovendo a troca e o fortalecimento de boas práticas, e a municipalização da Agenda 2030 nas governanças locais da rede de Mercocidades. Criado em 1995, o grupo atualmente conta com 380 cidades-membro de 11 países do continente (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), onde habitam mais de 120 milhões de pessoas.

 

Fórum Urbano de São Paulo

A Reunião do Conselho de Mercocidades será parte do Fórum Urbano de São Paulo, uma agenda de grandes eventos internacionais realizados por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), entre eles: a Cúpula de Prefeitos e autoridades do Urban 20, a Reunião do Conselho Executivo de Metropolis, o Congresso Mundial da rede ICLEI, e a Virada ODS. A semana de encontros deve fortalecer as relações bilaterais e multilaterais entre cidades globais, promover parcerias e investimentos, além de possibilitar importantes trocas de experiências e cooperações para elaboração de políticas públicas centradas no desenvolvimento das cidades.

“No ano em que o Brasil preside o G20, a cidade de São Paulo sedia quatro eventos internacionais de associações de cidades, inseridos no Fórum Urbano. Entre eles se destaca o Urban 20, que visa sensibilizar os líderes do G20 quanto a importância e necessidade das cidades na diplomacia. O Fórum Urbano será uma oportunidade de cooperação entre cidades globais, de troca de experiências entre os países, além de facilitar a prospecção de investimentos e de poder apresentar, para o mundo, as principais políticas públicas da Prefeitura de São Paulo”, afirma a secretária-adjunta Maria Auxiliadora Figueiredo. A semana de eventos também terá o papel de promover debates e ações de conscientização popular sobre temas como sustentabilidade, economia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - com destaque para a Virada ODS, já em sua terceira edição e considerada pela ONU a maior ação pública local de conscientização e engajamento em prol da Agenda 2030.