São Paulo participa de seminário sobre administração na China

Profissionais da SMRI viajaram à convite da Província de Fujian onde além de participar do encontro exclusivo para países de língua portuguesa, realizaram outras agendas que deram visibilidade às políticas da capital paulista

Dois representantes da Secretaria Municipal de Relações Internacionais estiveram, entre os dias 13 e 27 de maio, na China, onde representaram a Prefeitura de São Paulo no Seminário Sobre Administração para os Países de Língua Portuguesa e em outras agendas bilaterais. A programação ocorreu no Centro de Cooperação Econômica Internacional da Província de Fujian e os representantes paulistanos viajaram a convite do Consulado Geral da República Popular da China. “O evento proporcionou a promoção internacional da cidade como uma forma de dar visibilidade às principais políticas públicas que São Paulo tem desenvolvido”, disse Gabriel Soares de Jesus, assessor da SMRI.

Dentro das metas estabelecidas na capital paulista, a viagem serviu para captar, por meio de parcerias internacionais, recursos para as políticas públicas municipais, representando assim a cidade de São Paulo no âmbito internacional. Conforme os representantes da SMRI foram realizadas reuniões bilaterais, espaços de fala da programação e, além disso, os intervalos na agenda foram produtivos para o diálogo com representantes chineses e de outros países, conhecendo os desafios e trocando experiências com as demais representações estrangeiras. “Nossa participação deu robustez ao perfil já consolidado da cidade no exterior e, estreitou o relacionamento com as principais autoridades locais e relações internacionais”, lembrou Giovana Bueno Macedo, assessora da SMRI.


Veja abaixo a programação da viagem


•Terça-feira, 14 de maio - encontro com representantes chineses no Centro de Cooperação Econômica Internacional de Fujian, apresentação de dados geográficos, econômicos, culturais e filosóficos sobre a província de Fujian e a cidade de Fuzhou. Apresentação da cidade de São Paulo aos participantes do evento e painel de abertura do seminário.

•Quarta-feira, 15 de maio - palestra sobre as “Condições nacionais da China” e apresentação do “Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional” e a “Rota da Seda Marítima do Século 21”, com focos na política, segurança, economia, cultura e ecologia. Palestra sobre “Política Externa e Relações Exteriores da China”.

•Quinta-feira, 16 de maio - palestra sobre “Administração por lei: Sistemas e Experiências”, onde foram abordados os principais tópicos sobre a interpretação da administração e seus principais sistemas de acordo com a legislação vigente; os requisitos para a administração em conformidade com a lei a partir do “Plano de Construção da China sob o Estado de Direito (2020-2025)”. Visita técnica à Casa Tradicional de Chá na Vila Liangcuo, onde os visitantes conheceram as técnicas milenares de produção de chá e o impacto da tecnologia atualmente. O dia encerrou com a visita ao museu da vila, templos religiosos e aos campos de jasmim.

•Sexta-feira, 17 de maio - palestra com o Dr. Wu Guopei, professor da Universidade de Xiamen e Conselheiro do Governo Provincial de Fujian, com a temática a “Análise da situação econômica e das políticas econômicas da China”. Na sequência o seminário seguiu com o tem “Economia digital e cooperação internacional”.

•Sábado, 18 de maio - palestra com a temática “Introdução à experiência de trabalho do governo municipal de Fuzhou na otimização do ambiente de negócios”. Depois, a discussão foi sobre “A experiência da China na reforma governamental”.

•Domingo, 19 de maio - palestra com o tema “Participação política das mulheres chinesas”. Imersão cultural pelas ruas tradicionais de Fuzhou, com destaque para a “Sanfangqixiang”, conhecida pelo comércio turístico contendo lojas de roupas, acessórios, comidas, cosméticos, e manifestações culturais.

•Segunda-feira, 20 de maio - palestra sobre “Administração Pública e Políticas Públicas”. Visita técnica à Comunidade de Zhongting, Distrito de Taijiang, em companhia do Chefe de Gabinete do Centro de Cooperação Econômica Internacional de Fujian.

• Terça-feira, 21 de maio - exposição feita pelos representantes de algumas empresas de tecnologia e automóveis, que possuem foco no comércio exterior, onde foram conhecidas as questões e as estratégias oferecidas pelas empresas chinesas e a introdução dos produtos nos países de língua portuguesa. Intercâmbio de informações e vivências, projetos e cooperações entre São Paulo, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste com o mercado chinês.

• Quarta-feira, 22 de maio - palestra com a temática de “Construção do Estado de Direito da China na Era Digital”.

A exposição do professor trouxe a discussão sobre as transformações e desafios das funções governamentais na era digital, seguindo para a apresentação do sistema operacional de governo digital e a sua lógica, após a casos específicos de construção do governo digital no país e finalizado o debate com as informações pertinentes sobre a construção de instituições jurídicas. Apresentação sobre as motivações, os objetivos, as estratégias, os princípios e as principais dificuldades e desafios na implementação da “Nova Política de Construção Rural da China”.

•Sexta-feira, 24 de maio - visita técnica em Xangai, ao Centro de Cooperação Econômica Internacional de Fujian, para conhecer a empresa pública “East China Regional Company” responsável pelos serviços de viagem do leste da China.

•Sábado, 25 de maio - visita ao museu local do Primeiro Congresso do Partido Comunista da China, onde foram apresentados à política centenária do país.

A guia turística do museu junto à interprete do Centro de Cooperação apresentou o ambiente e o relato sobre a Guerra do Ópio com a China em 1800, a guerra entre o Japão e a China entre 1894-1895, a Guerra da Invasão a qual foi tentada a invasão da China por 8 países da Europa.

•Domingo, 26 de maio - visita ao “Pavilhão da China na Expo Mundial de Xangai” que, dentre outros elementos, possui em seu maior galpão a réplica do quadro “Along the river during the Qingming Festival”, cujo quadro original se encontra em Pequim.

•Segunda-feira, 27 de maio - o último dia iniciou com a equipe do Centro de Cooperação Econômica Internacional de Fujian apresentando informações finais do Seminário e dando abertura para que todos os participantes compartilharem as experiências e indicar sugestões. Após houve o encerramento da Conferência.