Prefeitura de São Paulo vai a Copenhague, na Dinamarca, para participar de Cooperação Setorial Estratégica entre as cidades

A missão aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e teve como finalidade o intercâmbio de experiências em políticas públicas nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável e de redução às mudanças climáticas

Entre os dias 8 e 15 de junho, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) esteve em Copenhague, Dinamarca, para participar da Cooperação Setorial Estratégica, entre São Paulo e Copenhague, definindo o escopo do intercâmbio de experiências em políticas públicas nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável e de mitigação às mudanças climáticas. A participação da equipe de Assuntos Internacionais Bilaterais integrou a delegação inter-secretarial de São Paulo, com representantes de SMRI, SVMA, SMDET, SEHAB-SEPM, SMSUB-SELIMP e SGM-SECLIMA.

A Cooperação Setorial Estratégica é um programa de longo prazo organizado e financiado pelo Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca, executado por meio da Prefeitura de Copenhague. Possui quatro eixos temáticos: eficiência energética em edifícios; adaptação climática e natureza urbana; empregos verdes; e gestão de resíduos. A Secretaria Municipal de Relações Internacionais faz a coordenação do projeto.

A agenda permitiu compartilhar conhecimentos para desafios comuns, aprofundando o relacionamento bilateral desenvolvido com a capital dinamarquesa nos últimos anos. Foram realizadas reuniões e visitas técnicas junto aos atores públicos relevantes no âmbito municipal em Copenhague.

Com previsão de duração de quatro anos, a cooperação permitirá o compartilhamento de boas práticas e soluções técnicas, que são referência na capital europeia, para desenvolver capacidades junto à gestão municipal em São Paulo para ações de enfrentamento às mudanças climáticas. Esta missão serviu para estruturar o projeto e a cooperação com uma das principais parceiras de São Paulo no plano internacional, que é líder em temas de sustentabilidade e que integra redes internacionais como C40 e ICLEI.