Autoridades internacionais se reúnem em Fórum Urbano de São Paulo

Capital promoveu encontros de grupo do G20, congresso mundial de sustentabilidade e reuniões de redes internacionais de cidades; semana terminou com a 3ª Virada ODS

No último domingo (23) foi concluído o Fórum Urbano de São Paulo, agenda de eventos internacionais de alto nível realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, que teve início em 17 de junho. Entre os encontros realizados: Cúpula de Prefeitos do Urban20; Reunião do Conselho Executivo de Metropolis; Congresso Mundial do ICLEI, Reunião do Conselho de Mercocidades e Virada ODS.

A semana de encontros estreitou relações bilaterais e multilaterais entre cidades globais e instituições, promovendo parcerias e investimentos, e possibilitando importantes trocas de experiências e cooperações para elaboração de políticas públicas centradas no desenvolvimento dos municípios. Autoridades internacionais também puderam conhecer melhor as iniciativas da Cidade de São Paulo em visitas técnicas aos aparelhos da Prefeitura. Os eventos fortaleceram o papel das cidades e governanças locais na diplomacia internacional.

A programação foi iniciada com a Cúpula de Prefeitos do Urban 20, grupo de engajamento de cidades de países do G20, nos dias 17 e 18 de junho, reunindo autoridades de mais de 30 municípios internacionais no Instituto Tomie Ohtake. Na ocasião, abordaram temas como inclusão social, financiamento das cidades, combate à fome, e mudanças climáticas, que foram discutidos em plenárias e sessões fechadas, e deverão ser incorporados em Comunicado oficial a ser lançado em setembro e apresentado aos membros do Grupo dos 20, formado pelos Chefes de Estado, ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias mundiais, além da União Europeia.

Em seguida, teve início a Reunião do Conselho Administrativo de Metrópoles (Metropolis), responsável pelo planejamento estratégico e tomada de decisões da rede de grandes centros urbanos, também no Instituto Tomie Ohtake; e o Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), com a finalidade de apresentar o avanço das cidades e regiões associadas em relação ao desenvolvimento urbano sustentável, levando mais de 1300 visitantes ao Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Ibirapuera, ao longo de 4 dias. As duas redes - Metropolis e ICLEI - também realizaram visitas técnicas aos aparelhos da Prefeitura de São Paulo: Conjunto Habitacional Coliseu e Aquático de São Paulo, entre outros.

Encerrando as agendas fechadas, a reunião do Conselho de Mercocidades (Mercociudades), rede que busca potencializar a identidade e a integração regional para assegurar o desenvolvimento das cidades e o bem-estar em América do Sul, teve local na Praça das Artes, onde as autoridades e representações técnicas discutiram temas como apoio às cidades do grupo que foram afetadas pelas mudanças climáticas; negociaram acordos de cooperação, e realizaram agendas em conjunto com a Virada ODS – na ocasião, foi anunciada a criação do Dia Internacional da Virada ODS, iniciativa que visa a internacionalização de uma política pública da Cidade de São Paulo, a Virada ODS, promovendo a troca e o fortalecimento de boas práticas, e a municipalização da Agenda 2030 nas 380 cidades-membro da rede. O momento aconteceu durante o Congresso Internacional da Virada ODS, e contou com presença do Prefeito Ricardo Nunes: “a Cidade de São Paulo está sendo sede de vários eventos internacionais, de Mercocidades, Metropolis, ICLEI, U20... Neste momento, na Virada ODS com Mercocidades, tenho muito orgulho que meus colegas prefeitos tenham me escolhido como prefeito da rede.”

 

Virada ODS

Por fim, o Fórum Urbano contou com a 3ª Virada ODS, maior evento no mundo na temática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que trouxe atrações culturais e serviços à população em uma programação que promoveu a conscientização acerca do tema.

Entre as várias apresentações que tomaram conta do Vale do Anhangabaú, no sábado, Orquestra Coração da Viola, Renato Teixeira e Paula Mattos vieram ao palco principal da Virada, seguidos por Duo Àvuá, Black Mantra e Rincon Sapiência no domingo. Nos demais palcos, Vão Livre e Chão, mais apresentações artísticas de som e dança entreteram em torno de 7000 espectadores do final de semana. A programação diversificada também contou com um Congresso Internacional sobre temas como educação, sustentabilidade, segurança alimentar, trabalho e combate à desigualdade. Além disso, tendas e unidades móveis com prestação de serviços da Prefeitura estavam à postos. No domingo (23), um encontro de ciclistas contou com mais de 2000 participantes e empréstimo de 200 bicicletas.